Racismo: torcedor do Vitória compara atacante do Bahia a macaco
No Twitter, o torcedor do Vitória fez uma montagem, onde pega a foto da comemoração do gol de Kayky e o compara a um macaco
atualizado
Compartilhar notícia
Vivendo dois casos de racismo em uma semana, o futebol baiano presenciou mais uma ocorrência na noite dessa segunda-feira (30/1) após um torcedor do Vitória publicar uma foto do atacante Kayky, do Bahia, e compará-lo a um macaco após o Tricolor vencer o Ba-Vi por 1 x 0.
Na foto, o torcedor do Rubro-Negro Baiano publicou o momento em que o atacante comemora o gol, imitando uma galinha, fazendo referencia ao ao Ba-Vi de 2018, que terminou após uma confusão generalizada que deixou o Rubro-Negro com uma quantidade de jogadores inferior ao mínimo permitido em campo.
Com isso, na ocasião, o Vitória acabou sendo derrotado por W.O. Desde então, a torcida do Bahia usa a galinha como forma de provocação.
Na manhã desta terça-feira (31/1), o Bahia publicou um post no Twitter informando que o clube já tomou as medidas contra o torcedor do Vitória.
Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada -mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia.
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) January 31, 2023
Vale lembrar que quinta-feira da semana passada, no triunfo do Vitória por 3 x 0 diante do Doce Mel, no Barradão, Rodolfo, goleiro do time derrotado foi alvo de xingamentos discriminatórios.
Alguns me xingaram, disseram que era mentira e que eu não ouvi nada. Quando aconteceu, eu estava de costas. Filmei, mas o áudio não captou direito.
A TVE, detentora da transmissão, gravou o áudio de um torcedor falando: “seu macaco viado”.
🎥: TVE https://t.co/cRCCXFtqHV pic.twitter.com/HiSairAHvT
— Gabrielle Gomes (@GabrielleeGomes) January 27, 2023