Quem tem medo do Renato? Veja os principais ameaçados pelo ex-Grêmio
Treinador encerrou vínculo de cinco anos com o Grêmio e está livre no mercado. Veja técnicos que já olham Renato pelo retrovisor
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de quase seis anos, Renato Gaúcho teve seu vínculo encerrado pela direção do Grêmio. A queda do treinador com mais tempo em um clube no futebol brasileiro veio após a eliminação na pré-Libertadores na última quarta-feira (14/4).
E agora o vitorioso treinador está de volta e livre no mercado. E com certeza é um nome que agrada e é desejado por muitos clubes no Brasil. Veja treinadores que já estão com o sinal amarelo aceso com a sombra de Portaluppi:
Era encerrada
A rescisão de Renato com o Grêmio encerrou uma parceria que caminhava para o sexto ano. Com o fim do contrato do treinador com o time gaúcho, o mercado voltou a um cenário já conhecido no futebol do Brasil: dos times da Série A de 2021, o clube que conta com o treinador há mais tempo no comando é o América-MG.
O Coelho, recém-promovido à Primeira Divisão, tem Lisca como seu técnico desde o fim de janeiro de 2020. Logo após vem Guto Ferreira, à frente do Ceará desde março do ano passado. Mauricio Barbieri, Vagner Mancini e Abel Ferreira completam a lista dos cinco treinadores com longevidade em seus clubes, no Bragantino, Corinthians e Palmeiras, respectivamente.
Ameaçados?
O sexto da lista é Rogerio Ceni. O ídolo do São Paulo e ex-treinador do Fortaleza chegou ao Flamengo no começo de novembro, para substituir Domènec Torrent no comando do rubro-negro. Com um começo de trabalho de altos e baixos, o novo comandante do Urubu acabou conquistando o Campeonato Brasileiro e afastando um pouco da desconfiança sob seu trabalho.
Porém, mesmo com os títulos do Brasileirão e da Supercopa em cima do Palmeiras, o nome de Rogério ainda é visto com ressalvas por parte da torcida. É muito cedo para dizer que a derrota por 3 x 1 para o Vasco e a quebra de um jejum de 17 jogos por parte do rival sejam fatores que podem influenciar negativamente para Ceni no comando do Flamengo.
Mas a desconfiança de parte da torcida, aliada ao revés inesperado em um clássico que o rubro-negro não perdia desde 2016 e o passado de “namoro” entre Renato e o time carioca no mínimo acendem um sinal amarelo para Rogério.
Nomes como Vagner Mancini e Abel Ferreira também precisam abrir o olho. Mesmo fora de perigo no Paulistão, os resultados ruins recentes podem colocar uma “pulga” nas orelhas das direções de Corinthians e Palmeiras. As quedas na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, além da derrota dessa sexta-feira (16/4) para o rival São Paulo em pleno Allianz Parque não favoreceram o português com a torcida.
O jeito explosivo do treinador combinado com a habitual falta de paciência do torcedor palmeirense podem contribuir de forma negativa para Abel no Alviverde. Conta a favor de Ferreira o fato do time estar em início de trabalho em 2021.
Mas em um grupo não tão simples na Libertadores, o trabalho do português será colocado à prova nos jogos da competição continental, na reta final do Paulistão e antes do início do Campeonato Brasileiro.
E assim, Renato Gaúcho, mesmo demitido, apimentou a temporada do futebol brasileiro. Recuperando-se da Covid-19 em casa, Renato assistirá de camarote aos próximos capítulos dessa história.