metropoles.com

Quem tem medo do Renato? Veja os principais ameaçados pelo ex-Grêmio

Treinador encerrou vínculo de cinco anos com o Grêmio e está livre no mercado. Veja técnicos que já olham Renato pelo retrovisor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Grêmio/Flickr
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio
1 de 1 Renato Gaúcho, técnico do Grêmio - Foto: Grêmio/Flickr

Depois de quase seis anos, Renato Gaúcho teve seu vínculo encerrado pela direção do Grêmio. A queda do treinador com mais tempo em um clube no futebol brasileiro veio após a eliminação na pré-Libertadores na última quarta-feira (14/4). 

E agora o vitorioso treinador está de volta e livre no mercado. E com certeza é um nome que agrada e é desejado por muitos clubes no Brasil. Veja treinadores que já estão com o sinal amarelo aceso com a sombra de Portaluppi:

Era encerrada
A rescisão de Renato com o Grêmio encerrou uma parceria que caminhava para o sexto ano. Com o fim do contrato do treinador com o time gaúcho, o mercado voltou a um cenário já conhecido no futebol do Brasil: dos times da Série A de 2021, o clube que conta com o treinador há mais tempo no comando é o América-MG.

O Coelho, recém-promovido à Primeira Divisão, tem Lisca como seu técnico desde o fim de janeiro de 2020. Logo após vem Guto Ferreira, à frente do Ceará desde março do ano passado. Mauricio Barbieri, Vagner Mancini e Abel Ferreira completam a lista dos cinco treinadores com longevidade em seus clubes, no Bragantino, Corinthians e Palmeiras, respectivamente.

Ameaçados?
O sexto da lista é Rogerio Ceni. O ídolo do São Paulo e ex-treinador do Fortaleza chegou ao Flamengo no começo de novembro, para substituir Domènec Torrent no comando do rubro-negro. Com um começo de trabalho de altos e baixos, o novo comandante do Urubu acabou conquistando o Campeonato Brasileiro e afastando um pouco da desconfiança sob seu trabalho.

Porém, mesmo com os títulos do Brasileirão e da Supercopa em cima do Palmeiras, o nome de Rogério ainda é visto com ressalvas por parte da torcida. É muito cedo para dizer que a derrota por 3 x 1 para o Vasco e a quebra de um jejum de 17 jogos por parte do rival sejam fatores que podem influenciar negativamente para Ceni no comando do Flamengo.

Mas a desconfiança de parte da torcida, aliada ao revés inesperado em um clássico que o rubro-negro não perdia desde 2016 e o passado de “namoro” entre Renato e o time carioca no mínimo acendem um sinal amarelo para Rogério.

Nomes como Vagner Mancini e Abel Ferreira também precisam abrir o olho. Mesmo fora de perigo no Paulistão, os resultados ruins recentes podem colocar uma “pulga” nas orelhas das direções de Corinthians e Palmeiras. As quedas na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, além da derrota dessa sexta-feira (16/4) para o rival São Paulo em pleno Allianz Parque não favoreceram o português com a torcida.

O jeito explosivo do treinador combinado com a habitual falta de paciência do torcedor palmeirense podem contribuir de forma negativa para Abel no Alviverde. Conta a favor de Ferreira o fato do time estar em início de trabalho em 2021.

Mas em um grupo não tão simples na Libertadores, o trabalho do português será colocado à prova nos jogos da competição continental, na reta final do Paulistão e antes do início do Campeonato Brasileiro.

E assim, Renato Gaúcho, mesmo demitido, apimentou a temporada do futebol brasileiro. Recuperando-se da Covid-19 em casa, Renato assistirá de camarote aos próximos capítulos dessa história.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?