Quem é o melhor do futebol? Pelé para sempre; Neymar para hoje
Pesquisa exclusiva do Metrópoles mostra quem são os maiores ídolos dos brasileiros no esporte tanto na atualidade como em todos os tempos
atualizado
Compartilhar notícia
Quem é o maior ídolo do futebol? Isso depende. Se o critério for o maior atleta de toda a história do esporte, quem vence a peleja é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Agora, se a disputa ficar restrita aos craques em atividade, a escolha recai sobre Neymar.
A constatação é de uma pesquisa de opinião pública, feita pelo Instituto Travessia, de São Paulo, com exclusividade para o Metrópoles. O levantamento, de abrangência nacional, foi realizado com uma amostra de mil pessoas, com idades a partir de 16 anos, por meio de entrevistadas por telefone entre os dias 9 e 10 de novembro.
O detalhe é que Neymar, além de ser considerado o melhor jogador da atualidade, também ficou em segundo lugar no critério “todos os tempos”. Neste caso, ele recebeu 12% das indicações das pessoas ouvidas na enquete, ficando atrás de Pelé, líder absoluto da pesquisa com 17%, e à frente de Ronaldo Fenômeno, com 10%.
Neymar e Ronaldo, note-se, estão tecnicamente empatados, pois a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais tanto para cima como para baixo. Aliás, a partir da citação do Fenômeno, o que se vê no resultado da enquete é um imenso empate técnico de quase todos os demais jogadores, a começar por Zico, em quarto lugar, com 5% (veja quadro abaixo).
No quesito, “atletas em atividade”, Neymar ocupa o primeiro lugar, com 23%. Nesse caso, contudo, levando-se em conta a margem de erro, ele está em empate técnico tanto com Cristiano Ronaldo, na segunda posição, com 22%, como com Messi, com 17%, na terceira. O segundo pelotão vem à distância de 11 pontos percentuais e é liderado por Karim Benzema, do Real Madrid, com 6% (veja quadro abaixo).
Na avaliação de Renato Dorgan Filho, sócio e analista do Travessia, a escolha dos maiores ídolos dos torcedores foi contaminada por certo “clubismo”. “De todos os nomes mencionados, vemos muitos jogadores ligados ao Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil”, diz. “Nesse caso, entre os maiores da atualidade, aparecem atletas como Gabigol, Pedro e Arrascaeta, além de Vinicius Júnior, outro ex-flamenguista, agora no Real Madri.”
Já no caso de Neymar, Dorgan Filho não que o bom desempenho do atleta na pesquisa guarde relação com o processo eleitoral recém-concluído. “No período que antecede a Copa, um jogador como ele tem sempre grande visibilidade nos meios de comunicação e isso pesa numa pesquisa de opinião”, afirma. “Mas Neymar também apareceu durante nas eleições, quando apoiou o candidato Bolsonaro. Não é improvável que essa exposição adicional tenha influenciado o resultado da sondagem.”