Quem é Erik Ten Hag, técnico escolhido para o Manchester United
O treinador holandês de 52 anos vem se destacando no comando do Ajax desde 2019, quando levou a equipe às semifinais da Champions League
atualizado
Compartilhar notícia
Com a decisão de contratar o técnico do Ajax, Erik Ten Hag, o Manchester United espera, enfim, ter encontrado o sucessor de Alex Ferguson, lendário treinador que comandou o clube inglês por 27 anos. Desde que o escocês se aposentou, em 2013, o United nunca mais teve um comandante que tivesse vida longa.
Mas o que o holandês de 52 anos fez para ter recebido a confiança dos Diabos Vermelhos e assumir as rédeas da equipe a partir da próxima temporada? Confira o perfil do escolhido para a missão de levar o United ao caminho das glórias.
Influências
Inspirado nos lendários Johan Cruyff e Rinus Michels (ambos holandeses), o Ten Hag bebeu na fonte de dois dos principais técnicos da história do futebol, responsáveis pelo famoso “Carrossel Holandês” na copa de 1974.
Entre os profissionais atual, Erik não esconde sua admiração por Guardiola, com quem disse ter aprendido muito. Para ele, o técnico atual do City mudou a cara do futebol alemão durante passagem dele pelo Bayern de Munique.
Treinador ofensivo
Embora tenha sido zagueiro nos tempos em que era jogador, Erik Ten Hag vem ganhando destaque nos últimos anos pelo futebol vistoso. Desde que chegou ao Ajax, em 2017, a equipe holandesa demonstra uns DNA ofensivo.
No entanto, antes do trabalho atual, Ten Hag começou a carreira em equipes de base ou de menor expressão no futebol holandês e europeu. Em 2007, chegou a ser assistente-técnico do PVS, mas foi no Go Ahead Eagles que teve seu primeiro trabalho como treinador principal de um time.
Após o trabalho no clube holandês, o treinador assumiu o Bayern de Munique II, espécie de clube amador do Gigante da Baviera que disputa a terceira divisão alemã. Neste período, trabalhou com Pep Guardiola, à época treinador do Bayern.
Guardiola, por sinal, elogiou recentemente Ten Hag, colocando-o como um sucessora natural dele no City. “Erik Ten Hag poderia vir aqui para o City? Com certeza. Acho que pode ser o escolhido”. “É uma alegria ver o time dele e em muitos jogos, não apenas no ano em que chegaram à semifinal da Champions League, mas com pequenos detalhes eles teriam chegado à final”, acrescentou Pep.
Em 2015, porém, teve um trabalho que o deixou em evidência no futebol local. Comandou o Utrecht, também na Holanda. Sob o comando de Ten Hag, a equipe teve boas colocações durante a temporadas de 2015/2016 e 2016/2017, chegando a disputar as eliminatórias da Liga Europa.
Em 2017, assumiu o Ajax, trabalho pelo qual ganhou reconhecimento no futebol europeu, passando a ser alvo de grandes clubes do Velho Continente. Até o momento, ganhou pelo clube dois campeonatos holandeses, duas copas holandesas, além de uma supercopa holandesa.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.