metropoles.com

Quem é André Villas-Boas, técnico sonho de consumo no São Paulo

Com apenas 43 anos, o português carrega potências no currículo como Porto, Chelsea e Tottenham, além do passado como auxiliar de Mourinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jonathan Bartolozzi/Olympique de Marseille via Getty Images
André Villas-Boas
1 de 1 André Villas-Boas - Foto: Jonathan Bartolozzi/Olympique de Marseille via Getty Images

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas. Ou André Villas-Boas. O famoso técnico português de 43 anos é, neste momento, o sonho de consumo da diretoria e da torcida do São Paulo para substituir Fernando Diniz. Com a pompa de já ter dirigido times como Porto, Chelsea e Tottenham, ele pediu demissão do Olympique de Marselha nessa terça-feira (2/2) e a saída do time francês é iminente.

Villas-Boas já esteve na mira do Tricolor em 2012, mas o acordo não saiu. Apesar da pouca idade para técnico, o português tem bastante experiência. Para o são-paulino que ainda não o conhece bem, eis as credenciais do técnico bola da vez.

A primeira atividade de Villas-Boas em comissões técnicas ocorreu em 2000. Na ocasião, debutou como diretor técnico da seleção das Ilhas Virgens Britânicas, país filiado à Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Três anos mais tarde, iniciou a carreira como auxiliar técnico/observador. Em 2003 foi contratado pelo Porto, a convite de José Mourinho, e seguiu com o comandante em 2004 no Chelsea e em 2008 na Inter de Milão.

Vida sem Mourinho

Após seis temporadas como auxiliar de Mourinho, Villas-Boas decidiu trilhar o próprio caminho em missão como técnico. Assumiu o comando do Academica de Coimbra, que estava em último lugar na Primeira Liga. Apenas sete meses depois, o jovem português foi recontratado pelo Porto, desta vez para assumir o time principal, que havia demitido Jesualdo Ferreira (técnico que treinou o Santos no início de 2020).

4 imagens
José Mourinho e André Villas-Boas na época do Porto
Após dobradinha em Portugal, dupla foi para o Chelsea
Após deixar Mourinho, Villas-Boas já o enfrentou pelo Tottenham
1 de 4

O português pediu demissão do Olympique de Marselha

2 de 4

José Mourinho e André Villas-Boas na época do Porto

3 de 4

Após dobradinha em Portugal, dupla foi para o Chelsea

4 de 4

Após deixar Mourinho, Villas-Boas já o enfrentou pelo Tottenham

A partir daí, o então desconhecido técnico português passou a enfileirar títulos. Em duas temporadas à frente do Porto, conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, um campeonato nacional, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal.

Já em junho de 2011, Villas-Boas chegou ao auge da carreira. Valorizado pelo título invicto do Campeonato Português, além de outras conquistas, ele foi contratado pelo Chelsea por 15 milhões de euros. A pressão por bons resultados, no entanto, comprometeu o trabalho e apenas uma temporada depois ele foi demitido – ainda tinha dois anos a cumprir.

Tretas no Tottenham e no Olympique

Em 2012, assinou com o Tottenham por três temporadas. O português conduziu o time à melhor campanha desde 1992 na Premier League, ganhou 100% dos jogos na fase de grupos da Liga Europa, mas ainda assim deixou o clube. Na ocasião, o comunicado dizia que a rescisão ocorria em comum acordo. Villas-Boas, no entanto, já não se entendia bem com os dirigentes dos Spurs.

Zenit, Shanghai SIPG e o Olympique de Marselha foram os últimos clubes em que Villas-Boas trabalhou. No time francês, o português perdeu o título da Supercopa da França para o PSG e ocupava a 9ª colocação, mas as rusgas com a diretoria foram mais fortes. Nessa terça-feira, pediu demissão e teve seu contrato suspenso pelo clube.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?