Quem é Abel Ferreira, português campeão da Libertadores pelo Palmeiras
Pelo segundo ano consecutivo, a competição foi conquistada por um técnico de Portugal. Em 2019, Jorge Jesus venceu pelo Flamengo
atualizado
Compartilhar notícia
O Palmeiras sagrou-se campeão da Libertadores neste sábado (30/1), no Maracanã, contra o Santos. Pelo segundo ano consecutivo a Libertadores foi conquistada por um técnico português. Em 2019, Jorge Jesus ergueu a taça pelo Flamengo e agora Abel Ferreira venceu o caneco pelo Porco.
Abel começou a carreira de jogador em Portugal, e defendeu apenas times de seu país natal. Como atleta, vestiu as camisas do Penafiel, Vitória de Guimarães, Sporting e Braga. Mas a carreira foi encurtada aos 31 aos, devido a lesões.
Como treinador, Ferreira começou treinando categorias de base e a equipe B do Sporting. Logo depois, iniciou no comando de equipes principais, comandando o Braga. O português começou a ganhar destaque em Portugal sob o comando da equipe na temporada 2017/18.
Abel terminou o Campeonato Português na quarta colocação. O jovem técnico conquistou 24 vitórias na temporada, um recorde no Braga. E assim Ferreira passou a chamar a atenção de outras equipes não só de Portugal, mas da Europa.
O PAOK, da Grécia, resolveu investir em Ferreira e levou o técnico, em julho de 2019.
Ferreira e Jesus
Vinte e quatro anos de diferença separam o comandante do Palmeiras do ex-treinador do Flamengo, Jorge Jesus do Benfica. Os dois já se enfrentaram na carreira, na fase preliminar da Champions League e Jesus foi despachado da competição pelo PAOK de seu conterrâneo.
A campanha deles no mata-mata da Libertadores em 2019 e 2020 foi bastante semelhante. Ambos tiveram apenas uma derrota, mas o Palmeiras teve uma vitória a mais que o Flamengo, que acumulou dois empates contra apenas um do alviverde.
Abel chegou ao Porco em 30 de outubro e levou o time por todas as fases do mata-mata, passando pelo Delfín, Libertad e River Plate. Além da conquista da Libertadores, o português ainda está na decisão da Copa do Brasil, marcada para os dias 11 e 17 de fevereiro, diante do Grêmio.