metropoles.com

Quatro campeãs mundiais estreiam nas Eliminatórias; veja como chegam

Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália estreiam nas Eliminatórias diante do San Marino, Islândia, Grécia e Irlanda do Norte, respectivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Regan/Getty Images, Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images, David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images e Matthias Hangst/Getty Images
Kane, Immobile, Sergio Ramos e Werner
1 de 1 Kane, Immobile, Sergio Ramos e Werner - Foto: Michael Regan/Getty Images, Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images, David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images e Matthias Hangst/Getty Images

Quatro campeãs do mundo começam a caminhada rumo à Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira (25/3). Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália estreiam nas Eliminatórias da Europa diante do San Marino, Islândia, Grécia e Irlanda do Norte, respectivamente.

Com uma das seleções mais fortes da atualidade, a Inglaterra está em uma das chaves mais tranquilas das Eliminatórias Europeias, o Grupo I, ao lado da Albânia, Andorra, Hungria, Polônia e San Marino. Entre essas seleções, o adversário mais difícil deve ser a equipe que tem Lewandowski como sua arma mais forte.

Entre os convocados pelo técnico Gareth Southgate estão: Ben Chilwell, Eric Dier, Maguire, Luke Shaw, John Stones, Tripppier, Walker, Phil Foden, Lingard, Calvert-Lewin, Kane, Rashford e Sterling.

Nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020 — que ocorrerá em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus —, os ingleses lideraram o Grupo A, com República Tcheca, Kosovo, Bulgária e Motenegro, conquistando a vaga na competição quase ileso. Foram sete vitórias e apenas uma derrota para a República Tcheca, por 2 x 1.

Já na Liga das Nações, a seleção inglesa ficou na fase de grupos, terminando na 3ª colocação no Grupo 2, junto da Bélgica, Dinamarca e Islândia. A Inglaterra somou 10 pontos em seis jogos, sendo três vitórias, um empate e duas derrotas.

Campeã do mundo em 1966, a equipe vai em busca da sua 16ª participação em Copas do Mundo.

Alemanha

Joachim Low, campeão da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, estará à frente da Alemanha em busca da vaga na Copa de 2022, mas não comandará o time se de fato for ao Catar. O treinador anunciou que deixará o cargo após a Eurocopa e ainda não se sabe quem irá assumir o posto para a disputa do Mundial.

Assim como a Inglaterra, os alemães também têm adversários teoricamente tranquilos pela frente. No Grupo J, com Armênia, Islândia, Liechtenstein, Macedônia e Romênia, a seleção tetracampeã mundial (1954, 1974, 1990 e 2014) deve ter facilidade para garantir seu espaço na Copa do Catar.

Em uma das suas últimas convocações, Low incluiu estrelas em todos os setores. Somente nas opções para goleiro estão: Neuer, Ter Stegen, Trapp e Leno. Além deles, também estão na lista Emre Can, Ginter, Rudiger, Sule, Gnabry, Goretzka, Kimmich, Sané, Gundogan, Havertz, Werner e Kroos.

A Alemanha também teve sua participação na Nations League finalizada na fase de grupo. Integrante do Grupo 4 ao lado da Espanha, Ucrânia e Suíça, a seleção ficou em 2º lugar, somando nove pontos em seis jogos, sendo duas vitórias, três empates e uma derrota.

Nas Eliminatórias da Eurocopa, o desempenho dos alemães foi igual ao dos ingleses: sete vitórias e uma derrota em oito rodadas. No Grupo C, com Holanda, Irlanda do Norte, Belarus e Estônia, o único tropeço da Alemanha ocorreu diante do Laranja Mecânica, na derrota por 4 x 2.

Segunda seleção com mais participações em Copas do Mundo, atrás somente do Brasil, que disputou todas as edições, a Alemanha busca a 20ª vaga na competição.

Espanha

A seleção espanhola terá uma disputa dura pela frente no Grupo B, ao lado da Geórgia, Grécia, Kosovo e Suécia, que tem Ibrahimovic de volta aos convocados após quatro anos e meio.

O ex-técnico do Barcelona, Luis Henrique, chamou os melhores do país para brigar por vaga na Copa do Catar. De Gea, Eric Garcia, Sergio Ramos, Llorente, Jordi Alba, Sergio Busquets, Rodrigo, Thiago Alcantara, Pedro, Marcos Llorente, Koke, Ferran Tores, Oyarzabal e Morata são alguns dos destaques da Espanha.

A Fúria garantiu vaga na Eurocopa de forma invicta. Em 10 jogos das Eliminatórias da competição, foram oito vitórias e dois empates. No mesmo nível, conseguiu liderar o Grupo 4 da Liga das Nações, à frente da Alemanha por dois pontos, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Os espanhóis enfrentam a Itália na semifinal, que ocorrerá em outubro deste ano.

Campeã mundial em 2010, a seleção da Espanha vai atrás da 16ª participação em Copas do Mundo.

Itália

Integrantes do Grupo C, os italianos devem garantir vaga na Copa do Mundo de 2022 com facilidade, diante dos adversários Bulgária, Irlanda do Norte, Lituânia e Suíça.

O treinador Roberto Mancini montou um elenco com astros como Donnarumma, Bonucci, Chiellini, Di Lorenzo, Emerson Palmiere, Florenzi, Mancini, Spinazzola, Rafael Tolói, Verratti, Bernardeschi, Chiesa, El Shaarawy, Immobile, Insigne e Kean.

A Itália passou pelas Eliminatórias da Eurocopa de olhos fechados. Foram 10 vitórias em 10 jogos e muitas goleadas, sendo uma delas por 9 x 1 contra a Armênia. No Grupo J, tinha a Finlândia, Grécia, Bósnia, Armênia e Liechtenstein.

Para chegar à semifinal da Nations League, a equipe italiana também passou invicta, com três vitórias e três empates em seis partidas.

Também detentora de quatro títulos mundiais, a Itália briga pela sua 19ª disputa de Copa do Mundo.

Confira os jogos das quatro campeãs mundiais nas três primeiras rodadas da Eliminatórias:

1ª rodada

Espanha x Grécia, às 16h45, na quinta-feira (24/3)

Itália x Irlanda do Norte, às 16h45, na quinta-feira (24/3)

Inglaterra x San Marino, às 16h45, na quinta-feira (24/3)

Alemanha x Islândia, às 16h45, na quinta-feira (24/3)

2ª rodada

Geórgia x Espanha, às 13h, no domingo (28/3)

Bulgária x Itália, às 15h45, no domingo (28/3)

Albânia x Inglaterra, às 13h, no domingo (28/3)

Romênia x Alemanha, às 15h45, na domingo (28/3)

3ª rodada

Espanha x Kosovo, às 15h45, na quarta-feira (31/3)

Lituânia x Itália, às 15h45, na quarta-feira (31/3)

Inglaterra x Polônia, às 15h45, na quarta-feira (31/3)

Alemanha x Macedônia, às 15h45, na quarta-feira (31/3)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?