Quais são as opções de Tite para as vagas de Neymar e Danilo?
Após a partida de estreia, contra a Sérvia, Neymar e Danilo deixaram o campo lesionados. Situação do elenco para o restante da Copa preocupa
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da boa vitória por 2 x 0 sobre a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira apresenta-se em estado de alerta por conta das situações de Neymar e Danilo. Ambos os jogadores sofreram entorse no joelho, e seus respectivos exames apontaram lesões ligamentares.
Devido à celeridade da competição, o objetivo do departamento médico do time é recuperar os atletas para os próximos jogos.
Por enquanto, Rodrigo Lasmar confirmou a ausência dos craques para a partida contra a Suíça. Assim, o técnico Tite vai contar com o banco de reservas para substituir Neymar e Danilo. Com um elenco recheado, o comandante da Seleção Brasileira será obrigado a mexer no time.
Nos últimos dias, o comandante anunciou que já definiu os substitutos, mas ainda não revelou quem deve entrar como titular.
Substituição de Danilo
Para o lugar do lateral-direito, Tite tem duas opções para o lugar de Danilo. Daniel Alves, de 39 anos, é o reserva natural da posição. Entretanto, as críticas e o tempo sem atuar oficialmente, uma vez que a última atuação do maior vencedor da história do futebol foi no dia 24 de setembro, quando o Pumas foi eliminado do Campeonato Mexicano. O ex-jogador do Barcelona ainda lesionou o joelho e manteve a forma no Barcelona B.
Éder Militão também pode assumir a vaga. Hoje zagueiro do Real Madrid e atual campeão da Champions League, o atleta atuou nesta posição enquanto esteve no São Paulo. Originalmente, o jogador ocupava a lateral do campo e, assim, conhece muito bem a posição.
Por isso, surge em especulações e pode ser a escolha do Tite para os próximos confrontos. Foi Militão, inclusive, que jogou na lateral-direita na disputa contra Gana, penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo do Catar.
Substituição de Neymar
Já para o lugar do camisa 10, o comandante da Seleção Brasileira tem duas opções, baseado no que o Tite mostrou até o momento: manter o time ofensivo e adiantar Lucas Paquetá para a posição de Neymar ou colocar um segundo volante como titular.
No primeiro cenário, Lucas Paquetá seria o meia mais avançado do Brasil e o responsável por criar as jogadas ofensivas. O cenário já foi utilizado pelo comandante em outros momentos, e não seria uma novidade para os torcedores. Dessa maneira, Fred entraria como titular. O meia do Manchester United foi titular durante as Eliminatórias.
A outra opção seria manter o mesmo esquema tático do jogo contra a Sérvia. Assim, Paquetá continuaria como segundo volante. A mudança, neste caso, seria para o lugar de Neymar como meia central. Dessa maneira, Éverton Ribeiro, do Flamengo, seria o favorito para ocupar a posição.
Ainda nesta segunda possibilidade, Rodrygo pode ser o escolhido comandante. O Rayo, como é conhecido, já jogou desta maneira no Real Madrid de Carlo Ancelotti e pode oferecer qualidades semelhantes às de Neymar. Tite, inclusive, já testou a joia do Santos nesta posição.
Durante a Champions League, no jogo contra o Shakhtar Donetsk, Rodrygo atuou nessa posição e foi muito bem: um gol e uma assistência para o jovem de 21 anos.