Pupilos de Guardiola: Arteta, Kompany e Xavi lideram ligas europeias
Pep Guardiola ganhou 10 ligas nacionais em 16 anos como treinador e seus aprendizes começam a ter destaque em torneios de pontos corridos
atualizado
Compartilhar notícia
Pep Guardiola, um dos maiores e melhores técnicos da história, continua fazendo muito sucesso no Manchester City, mas os seus frutos começam a quebrar as barreiras e os pupilos do treinador espanhol surgem como destaques no futebol.
Arteta
Mikel Arteta está perto de tirar o Arsenal de 19 anos da fila sem Premier League. Os Gunners lideram o Campeonato Inglês com 50 pontos, cinco a mais que o vice Manchester City, treinado pelo próprio Pep Guardiola. O clube de Londres ainda tem um jogo a menos que os Citizens.
Ídolo do Arsenal como jogador, Arteta foi o auxiliar técnico de Guardiola no Manchester City entre 2016 a 2019, ano que assumiu o comando do Arsenal.
Arteta teve um começo morno no comando do Arsenal, mas José Mourinho, enquanto treinador do Tottenham, após derrotar os Gunners por 2 x 0 em 2020, previu com sucesso o futuro do espanhol. “Com ele, o Arsenal vai voltar ao que era”, disse o português.
“Arteta vai ser criticado por causa da posição na tabela. Vai ser uma ameaça quando ele implementar o seu plano. Espero que lhe deem tempo e garanto aos torcedores que, com ele, o Arsenal vai voltar ao que era”
– Mourinho, em 2020. pic.twitter.com/pYV1V5fMek
— Sincerão (@oficialsincerao) January 29, 2023
Kompany
Vicent Kompany foi um dos maiores zagueiros da história do Manchester City, ajudando Guardiola entre 2016 a 2019. Atualmente, ele treina o Burnley, líder da Championship, segunda divisão da Inglaterra, com 62 pontos, cinco a mais que o segundo colocado.
Vincent Kompany last ever goal for Manchester City pic.twitter.com/WVR8El1APu
— First and Last ever Goal ⚽️ (@FirstLastGoal) August 1, 2022
Apesar de se dizer “bom aluno” de Guardiola, o ex-zagueiro já recusou uma oferta para ser auxiliar do espanhol no Manchester City.
Xavi
Xavi e Guardiola fizeram história no futebol com a “era de ouro” do Barcelona entre 2008 e 2012, incluindo a conquista da primeira tríplice coroa do clube e dois títulos da Liga dos Campeões.
Agora, Xavi segue os passos de Pep e treina o Barcelona pela segunda temporada consecutiva. Atualmente, Barça está na primeira colocação do Campeonato Espanhol, com 47 pontos, cinco a mais que o Real Madrid.
Sabe aquela conversa q vc tem com seu avô e ele conta como ensinou tudo pro seu pai?
E aí cai a ficha de porque seu pai formou vc daquele jeito com aquele conhecimento?
Cruyff com Xavi falando sobre Guardiola é isso
💙❤️⚽️ #CruyffLegacy #culers
pic.twitter.com/Ss5UT6z60k— Gustavo Fogaça – Guffo (@pitacodoguffo) March 24, 2022