metropoles.com

Presidente da Uefa analisa suspeita de corrupção no Barcelona

O presidente da UEFA disse se tratar de um dos casos mais graves que já viu no mundo do futebol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Visionhaus/Getty Images
The FC Barcelona Club Badge
1 de 1 The FC Barcelona Club Badge - Foto: Visionhaus/Getty Images

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou nesta segunda-feira (3/4) que a suspeita de corrupção no Barcelona é um caso “extremamente sério”. O dirigente esloveno disse se tratar de um dos casos mais graves que já viu no mundo do futebol. O clube catalão desembolsou milhões de euros para pagar um dos principais dirigentes do Comitê Técnico de Árbitros da Espanha.

“Obviamente, não posso comentar diretamente o caso por duas razões. A primeira é que temos na Uefa um Comitê Disciplinar independente. E, segundo, porque não me aprofundei em detalhes sobre este caso. No entanto, posso dizer que, pelo que me informei, a situação é extremamente séria”, disse o dirigente esloveno a um jornal do seu país, o Ekipa SN.

O caso a que se refere Ceferin veio a público no início deste ano quando o Ministério Público espanhol apontou que o Barcelona, entre 2001 e 2018, pagou 7,3 milhões de euros para a empresa Danisl 95, do ex-árbitro e vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros, da própria Real Federação Espanhola de Futebol, José Maria Enríquez Negreira, de 77 anos. O clube admitiu o pagamento, mas negou qualquer irregularidade. Alegou estar pagando por serviços de consultoria.

“O caso é tão sério, na minha opinião, que é um dos mais sérios que já vi no futebol desde que estou envolvido com o esporte. No nível do futebol espanhol, claro, o caso já prescreveu e não pode ter consequências esportivas. Mas há procedimentos no nível civil. O mesmo se aplica à Uefa, já que em nossa entidade nada prescreve”, declarou.

As declarações do presidente da Uefa reforçam a ideia de que o clube espanhol ainda poderá sofrer sanções esportivas por conta do caso. O Barça poderia perder sua licença tanto por parte da Uefa quanto da Fifa. Isso só ocorreria, claro, após o trânsito em julgado do processo, que incluiria a possibilidade de recurso do clube à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?