Presentes de Natal: os reforços dos clubes brasileiros para 2023
Ainda em 2022, os clubes brasileiros já estão se movimentando no mercado em busca de peças para a temporada de 2023
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada 2023 ainda não começou dentro dos gramados do Brasil. No entanto, no mês do Natal, os clubes brasileiros presentearam seus torcedores com reforços para o ano que vem.
Athletico-PR
Com a aposentadoria do técnico Felipão, o clube paranaense terá Paulo Turra, auxiliar do treinador pentacampeão, como técnico para 2023. Além disso, o Furacão também conta com Luciano Arriagada, atacante chileno de 20 anos, do Colo-Colo, do Chile.
Atlético-MG
No clube mineiro, há quatro caras novas para a próxima temporada. O atacante Paulinho, que estava no Bayer Leverkusen, o volante Edenílson, ex-Internacional, o zagueiro Bruno Fuchs, que estava no CSKA, e o treinador argentino Eduardo Coudet são reforços no Galo. Além disso, o Atlético conta com o retorno de Hyoran, que estava emprestado ao Bragantino.
Bahia
A torcida do Tricolor Baiano foi presenteada com sete caras novas para o retorno do clube a Série A. Além do zagueiro Kanu, ex-Botafogo, o Bahia fechou as contratações do goleiro Marcos Felipe e do zagueiro David Duarte, ambos do Fluminense, do zagueiro Marcos Victor, do atacante Diego Rosa, do volante Nicolás Acevedo, que estava no New York City, e dos atacantes Kayky e Biel.
Botafogo
Vivendo grande expectativa para 2023 com a vaga garantida para disputar a Copa Sul-Americana, o Glorioso contará com o meia Marlon Freitas, do Atlético-GO, e Caio Vitor, também meio-campista que estava vestindo a camisa do Volta Redonda.
Corinthians
No clube paulista, além da negociação para tentar adquirir Yuri Alberto em definitivo junto ao Zenit, a equipe que será comandada por Fernando Lázaro conta com a chegada do lateral-esquerdo Matheus Bidu, que pertence ao Guarani e que defendeu o Cruzeiro por empréstimo em 2022.
Coritiba
O Alviverde repatriou o volante Júnior Urso, que atuou no clube em 2012 e 2013. Vale lembrar que o jogador de 33 anos esteve perto de assinar com o Vasco, porém, a negociação melou.
Cruzeiro
Clube de Ronaldo Fenômeno, o Cruzeiro já soma nove chegadas para 2023, entre eles os atacante Nikão, ex-São Paulo, Wesley, ex-Palmeiras, e o meia Mateus Vital, ex-Corinthians. Além disso, o retorno da Raposa para a Série A também irá contar com os reforços do volante Ramiro, do Corinthians, o zagueiro Neris, o goleiro Anderson, do Athletico-PR, o atacante Rafael Bilu, o lateral direito Igor Formiga e o volante Walisson.
Flamengo
O clube Rubro-Negro promete trazer grandes reforços para 2023, ano em que irá disputar todas as competições possíveis. No entanto, até o momento, o Flamengo segue negociando o retorno de Gérson e acertou a chegada do goleiro argentino Agustín Rossi. Vale destacar que no caso do goleiro, a diretoria do clube carioca ainda vai tentar a liberação já em janeiro.
Além disso, o Flamengo renovou com os zagueiros David Luiz e Léo Pereira e comprou o lateral esquerdo Ayrton Lucas, que estava emprestado pelo Spartak Moscow, da Rússia.
Fluminense
Até o momento, o Tricolor Carioca é um dos grandes destaques na busca por reforços. O clube do Rio de Janeiro acertou as chegadas do atacante Keno, o lateral direito Guga e o zagueiro Vitor Mendes, vindos do Atlético-MG.
Para fechar o Natal carioca, o Fluminense também contratou o lateral esquerdo Jorge, ex-Palmeiras, p meia-atacante Lima, que atuou pelo Ceará, e o goleiro Vitor Eudes do Marítimo-POR.
Fortaleza
Na Libertadores pelo segundo ano seguido, o Leão do Pici acertou o retorno de Yago Pikachu.
Grêmio
Sem dúvidas a principal peça que pode pintar no Grêmio é o atacante Luisito Suárez. As partes já encaminharam um acordo e o anunciou deve ocorrer nos próximos dias.
Além do centroavante uruguaio, o Imortal acertou as chegadas dos meias Cristaldo, que estava no Huracán e Pepe, ex-Flamengo e Cuiabá, o lateral esquerdo Reinaldo, o atacante Everton Galdino, da Tombense, o zagueiro Bruno Uvini e o volante Carballo, que atuava pelo Nacional-URU.
Internacional
Se o Grêmio está indo com força ao mercado para se reforçar, o Internacional ainda está discreto. O Colorodo comprou em definitivo o atacante Wanderson, que estava no Krasnodar, e acertou o empréstimo do lateral-direito Mário Fernandes, que atuava pelo CSKA e ex-Gremio.
Palmeiras
Sem contratações, o Palmeiras renovou com Dudu, atacante e ídolo do clube Alviverde, até o final de 2026.
Santos
O Santos foi até o Ceará para contratar o atacante Mendonza e o zagueiro Messias. Além disso, o Alvinegro Praiano fechou o técnico Odair Helmann, com o volante Dodi, ex-Fluminense e que estava no futebol japonês, e também o lateral João Lucas, ex-Cuiabá.
São Paulo
O Tricolor Paulista já tem três caras novas acertadas para 2023: o meia-atacante Wellington Rato, um dos destaques do Atlético-GO, o atacante Pedrinho, que atuava pelo Lokomotiv-RUS, e o goleiro Rafael, que era jogador do Atlético-MG.
Vasco
De volta a elite do futebol brasileiro, o Vasco também vive grandes expectativas na busca por reforços para o ano que vem. Com isso, o clube Cruz-Maltino já foi ao mercado e contratou o atacante Pedro Raul, que pertencia ao Kashiwa Reysol e que foi um dos destaques do Brasileirão 2022, o zagueiro Léo Pelé, ex-São Paulo, e o volante De Lucca, que estava no Bahia.