Presença do Flamengo no Mundial causa alterações em três competições
Com o rubro-negro garantido no Mundial, a Supercopa do Brasil segue indefinida, o Carioca teve sua estreia antecipada e a Recopa adiada
atualizado
Compartilhar notícia
Após a novela com a indefinição sobre o local e a data que seria disputado o Mundial de Clubes, que contará com Flamengo e Real Madrid, a Fifa bateu o martelo e definiu que a competição será disputada em Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro.
No entanto, a presença do Flamengo na competição forçou mudanças e indefinições em três competições: Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Carioca
Previsto para começar apenas no dia 15 de janeiro, o Campeonato Carioca teve sua estreia antecipada para o dia 12, com o jogo entre Flamengo x Audax válido pela 5ª rodada da competição estadual. A decisão pela antecipação do confronto se deu pelo fato da data chocar com o período do Mundial de Clubes.
Recopa Sul-Americana
Já a Recopa Sul-Americana teve que ser adiada. Anteriormente, o primeiro jogo da final seria disputado no dia 8 de fevereiro, no Equador, e a partida de volta no dia 15 do mesmo mês, no Maracanã. As novas datas são os dias 22 de fevereiro, no Equador, e 1° de março, no Maracanã.
Supercopa do Brasil
Com a preferência por ser disputada no dia 28 de janeiro, o martelo sobre a Supercopa que reúne o Rubro-Negro, por ser o atual campeão da Copa do Brasil, e o Palmeiras, atual campeão brasileiro, ainda não foi batido.
A CBF queria levar a partida para o mesmo local de disputa do Mundial, no caso Marrocos, para facilitar a logística do Flamengo e não causar danos ao calendário dos clubes. Porém o Palmeiras não foi favorável a ideia. Com isso, uma reunião está para acontecer entre a entidade e os presidentes dos clubes para se chegar a um senso comum.