Compartilhar notícia
O susto vivido por Christian Eriksen na Eurocopa terminou com um final feliz, mas não são todos que têm a sorte de receber um tratamento eficiente e imediato após sofrerem uma parada cardíaca em campo. O episódio evidencia os riscos e gera consequências positivas na intenção de prevenir fatalidades. Nesta sexta (26/6), a Premier League anunciou a doação de mais de 2 mil desfibriladores portáteis para clubes amadores ao redor da Inglaterra. Assim, equipes sem tantos recursos terão em mãos o aparelho que salvou Eriksen e que pode evitar mortes súbitas. A Football Association também participará do projeto, que pretende garantir o financiamento dos equipamentos até setembro.
Os desfibriladores externos conseguem diagnosticar paradas cardíacas automaticamente e podem garantir a ressuscitação através de suas desfibrilações. Os aparelhos serão doados ou então financiados a equipes amadoras da Inglaterra, para serem usados em treinamentos e jogos. Pelo menos uma pessoa por clube precisará fazer um curso online oferecido pelas entidades, para que se capacite ao uso do desfibrilador. A expectativa é de que pelo menos mil aparelhos estejam aptos para uso antes que a temporada 2021/22 comece no futebol inglês, com o restante financiado nos meses seguintes.
Leia a matéria completa no Trivela, parceiro do Metrópoles.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.