Portugal quase se complica, mas vence e fica a um passo da Copa
Lusos fizeram um 1º tempo dominante, mas perderam controle do jogo na segunda etapa e quase sofreram empate
atualizado
Compartilhar notícia
Portugal e Turquia fizeram um jogo de grandes emoções na tarde desta quinta-feira (24/3) no Estádio do Dragão, em Lisboa. Após um primeiro tempo tranquilo, em que os comandados de Carlos Queiroz abriram 2 x 0 (gols de Otávio e Jota), os lusos perderam o controle da partida na etapa complementar.
Após levar gol de Yilmaz, a Turquia cresceu no jogo e, quase aos 40, tiveram um pênalti para empatar e incendiar o duelo. No entanto, Yilmaz chutou forte demais e perdeu a chance de empate. Já nos acréscimos, o volante Matheus Nunes ampliou, fechando a vitória de Portugal em 3 x 1.
Portugal conseguiu manter a liderança e se classificar para a fase final da repescagem europeia, onde enfrenta a Macedônia do Norte, que surpreendentemente venceu e eliminou a Itália das Eliminatórias. O jogo acontece na próxima terça (29/3), às 15h45.
O jogo
Melhor na partida desde os minutos iniciais, Portugal chegou ao primeiro gol aos 14 minutos. Cristiano Ronaldo recebeu lançamento da direita, driblou seu marcador e tocou, na medida, com Jota. O atacante tentou chutar, mas não conseguiu espaço. A bola sobrou para Bernardo Silva, que mandou para a trave. O rebote chegou limpo para Otávio, que não desperdiçou.
Antes do intervalo, e durante longos minutos de pressão, Portugal chegou ao segundo gol após uma bela jogada, que começou com toque de letra do Robozão para Otávio, que levanta na medida para Diogo Jota, que apareceu livre nas costas da zaga e vazou a meta do goleiro Cakir.
2º tempo
No mesmo ritmo do 1º tempo, Portugal chegou para a etapa complementar tocando a bola à vontade para tentar encontrar os espaços na defesa turca.
Apesar do domínio português, a Turquia conseguiu encaixar uma bela sequência de passes para diminuir o placar e colocar fogo na partida. Aos 19, Yilmaz tabelou com Ünder e saiu cara a cara com Diogo Costa para não perdoar e vazar o goleiro português pela primeira vez na partida.
Após o gol, a Turquia cresceu no jogo e passou a chegar com mais frequência ao gol de Portugal. Aos 38, os portugueses, que vinham conseguindo reequilibrar as ações, passaram por um pesadelo. A bola bateu no corpo do zagueiro Fonte, o árbitro apitou e o VAR confirmou: penalidade. Yilmaz foi para a bola, bateu forte e…perdeu a chance de empatar.