metropoles.com

Por faixas na arquibancada, Brasiliense é multado em R$ 5 mil pelo TJD/DF

Caso ocorreu durante a disputa da partida do Jacaré com o Unaí, pela 8ª rodada do Candangão. Clube recorrerá da decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
1 de 1 Igo Estrela/Metrópoles - Foto: null

A goleada do Brasiliense sobre o Unaí, na 9ª rodada do Candangão, teve desdobramentos jurídicos nesta quarta-feira (24/06). Isso porque, em julgamento o Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD/DF), o clube foi multado em R$ 5 mil por conta da exibição de uma faixa ao árbitro Christiano Gayo. O Jacaré recorrerá da decisão.

O Brasiliense foi condenado por dois votos a um no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição”.

A faixa que puniu o Brasiliense foi parte de um protesto da torcida contra Christiano Gayo. Em fevereiro, ele atuou como 4º árbitro do jogo entre o Jacaré e o Paysandu, válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Em um lance polêmico, o time da capital teve um gol legítimo anulado e, por causa disso, viu o jogo terminar empatado em 1 x 1. O regulamento da competição àquela altura privilegiava o visitante e, com a igualdade, o Brasiliense foi eliminado do torneio.

Posteriormente, entretanto, um áudio flagrou Christiano Gayo comemorando no vestiário a eliminação do Jacaré. Na conversa gravada, o árbitro não escondia a alegria pelo resultado da partida, disputada no estádio Serra do Lago, em Luziânia.

“Sou fã de vocês três pra caralho. Estou feliz pra caralho”, disse. Na conversa, uma das auxiliares da partida, Lilian da Silva Fernandes Bruno, dá a entender que foi Gayo quem a instigou a influenciar o árbitro do embate, Pathrice Wallace Corrêa Maia, a voltar atrás e anular o gol.

“Quando tu correu, a gente já falou ‘hummm’, tocou, tocou, tocou… Aí quando tu correu e a galera inflamou, a gente já falou assim, o [Christiano] Gayo até falou: ‘Não deixa reiniciar’. Foi, foi, foi. Aí o que acontece… Aí ficou aquele mimimi”, disse Lilian.

Reação do Brasiliense

De posse dos áudios, o Brasiliense reagiu e tomou duras medidas contra Christiano Gayo. O clube entrou com uma representação na Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) pedindo a exclusão dele do quadro de árbitros da entidade.

Em outra partida do Candangão, entre Sobradinho e Ceilândia, Christiano Gayo voltou a ser alvo de protestos por parte de torcedores. Duas faixas foram estendidas na arquibancada, também em direção ao árbitro. A situação incomodou Gayo que, por duas vezes, interrompeu o duelo, até que os itens fossem retirados das arquibancadas. O julgamento deste caso também estava marcado para esta quarta-feira, mas o árbitro apresentou um atestado médico, adiando a decisão do caso para a próxima segunda-feira (29/06).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?