Por colapso na saúde, MPDFT recomendou a interrupção do Candangão
Medida visa diminuir transmissão da Covid-19 no DF. Orgão recomendou também a suspensão de jogos em estádios do Entorno
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quinta-feira (11/3), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou a suspensão, não só do Campeonato Brasiliense de futebol, como de todas as práticas esportivas no Distrito Federal. A medida visa conter a transmissão dos casos de Covid-19 e ocorre também devido à situação crítica na saúde do DF, que atingiu 98% de ocupação de leitos de UTI nesta sexta-feira (12/3).
Ainda na quinta-feira (11/3), a Federação de Futebol do Distrito Federal acatou o pedido do orgão e interrompeu a competição até o dia 22 de março. Veja a publicação no Instagram da FFDF:
Ver essa foto no Instagram
Após o governador Ibaneis Rocha decretar lockdown no DF e proibir competições e práticas esportivas, clubes e federação se reuniram e decidiram continuar com o campeonato, utilizando os estádios do Entorno para realizar os jogos.
O MPDFT recomendou também a paralisação dos jogos nas cidades do Entorno. Na nota divulgada pelo orgão, Bruno Vergini, promotor de Justiça e membro da Comissão de Segurança nos Estádios do MPDFT, ressalta que “em razão dos boletins informativos da Secretaria de Saúde indicarem altíssimas taxas de transmissão, todo esforço para evitar deslocamentos e aglomerações deve ser feito. Daí a necessidade de suspender eventos esportivos coletivos. Mesmo ocorrendo fora do DF, promovem deslocamentos consideráveis de pessoas, bem como aglomerações, o que deve ser evitado”.
Vergini reforça que “o DF e o entorno são uma só comunidade de pessoas sujeitas à infecção viral”.