metropoles.com
Copa do mundo 2022

Peru enfrenta Austrália por vaga no grupo da França na Copa do Mundo

O duelo válido pela repescagem intercontinental será realizado no Catar, país-sede do Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Apuy/Getty Images
Peru v Ecuador – FIFA World Cup Qatar 2022 Qualifier
1 de 1 Peru v Ecuador – FIFA World Cup Qatar 2022 Qualifier - Foto: Daniel Apuy/Getty Images

Peru e Austrália decidem nesta segunda-feira (13/6), às 15h, quem ingressará no Grupo D da Copa do Mundo deste ano, ao lado da atual campeã França, da Dinamarca e da Tunísia. O duelo válido pela repescagem intercontinental será realizado no Catar, país-sede do Mundial, no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan. Diferentemente dos outros anos, com jogos de ida e volta na casa das duas seleções, para esta Copa o classificado será definido em partida única.

As seleções peruana e australiana estiveram na mesma chave na Copa do Mundo de 2018. Na ocasião, se enfrentaram na conclusão da fase de grupos. O jogo terminou com vitória dos sul-americanos por 2 x 0, com gols de Carrillo e Paolo Guerrero, centroavante conhecido do futebol brasileiro, campeão mundial com o Corinthians, em 2012. Curiosamente, quem avançar nesta disputa de repescagem reeditará dois confrontos ocorridos na Rússia, diante de franceses e dinamarqueses. Os tunisianos são os “intrusos” no grupo.

Para chegar a esta fase, o Peru se classificou como quinto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas, superando rivais de maior tradição. Já os australianos ficaram em terceiro lugar no Grupo B das Eliminatórias Asiáticas e precisaram desbancar os Emirados Árabes Unidos, na última terça-feira, por 2 x 1, para sonhar com um posto no Catar.

Austrália e Peru têm experiência em repescagens. Em 2018, as duas seleções também tiveram de enfrentar esse desafio para chegar ao Mundial. Os peruanos eliminaram a Nova Zelândia, enquanto os australianos bateram Honduras. Desde que a Copa assumiu o formato com 32 seleções, a Austrália só não precisou das repescagens em 2010. Inclusive foram a falta de vagas diretas para a Oceania e a necessidade de passar pela repescagem que fizeram os australianos migrarem para a Confederação Asiática de Futebol (AFC).

Feriado e surpresa

O feito de levar a seleção peruana a duas Copas seguidas transformou o técnico argentino Ricardo Gareca em ídolo. A esperança do país é tão grande que o governo decretou feriado nacional nesta segunda-feira. “O Peru sabe que vamos ganhar”, disse confiante o presidente Pedro Castillo. O Peru esteve em quatro Mundiais (1970, 1978, 1982 e 2018). A Austrália, por sua vez, participou de cinco Copas (1974, 2006, 2010, 2014 e 2018) e luta para ir ao Mundial pela quinta vez seguidamente.

“(A Austrália) É uma equipe que ataca muito e ataca com muita gente. Tanto no ataque quanto na defesa, temos de entrar com muita determinação e concentração. Somos uma seleção que está muito convencida do que temos. O que queremos é viver isso e nos preparamos para tal”, afirmou o técnico Ricardo Gareca, em entrevista coletiva, em Doha.

O treinador do time australiano Graham Arnold espera surpreender os rivais com um jogo físico e técnico. “O futebol sul-americano em geral é tecnicamente bom e imprevisível, então você precisa estar pronto para tudo o que o Peru pode fazer. Mas realmente acreditamos em nossos jogadores e eles estão prontos”, disse. “É um jogo único, é uma final. Os jogadores sabem de seu trabalho, eles vão fazer do jeito australiano: lutar por 90 minutos e ser muito físico. Tecnicamente, os peruanos ficarão surpresos com a melhora que o futebol australiano teve”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?