metropoles.com

Pelé faz apelo a Vladimir Putin pedindo o fim dos conflitos na Ucrânia

O rei do futebol classificou o conflito como “perverso” e relembrou do encontro com o presidente russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stuart Franklin – FIFA/FIFA via Getty Images
Pelé e Vladimir Putin
1 de 1 Pelé e Vladimir Putin - Foto: Stuart Franklin – FIFA/FIFA via Getty Images

Pelé aproveitou o retorno da Seleção Ucraniana aos campos para fazer um apelo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em uma carta publicada em seu Instagram, o rei do futebol pediu o fim do conflito com a Ucrânia, iniciado em fevereiro.

A maior figura do futebol mundial lembrou da partida entre Ucrânia e Escócia, válido pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo,  para pedir o fim da guerra.

Pelé afirmou que o confronto entre as duas nações é injustificável e recorreu a memória do estadista russo reforçar o pedido, relembrando de um encontro entre os dois em 2017.

Confira a publicação e o texto na íntegra.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

“Hoje a Ucrânia tenta esquecer, ao menos por 90 minutos, a tragédia que ainda acontece em seu país. Competir por uma vaga na Copa do Mundo já é uma tarefa difícil. E se torna quase impossível com tantas vidas em jogo.

Eu quero utilizar a partida de hoje como uma oportunidade de fazer um pedido: pare com essa invasão. Não existem argumentos que justifiquem a violência. Este conflito, assim como todos os outros, é perverso, injustificável e não traz nada além de dor, medo, terror e angústia. Não há razão para que ele perdure ainda mais tempo.

Quando nos conhecemos no passado e trocamos um grande sorriso acompanhado de um longo aperto de mão, era inimaginável que poderíamos um dia estar tão divididos quanto estamos hoje.

A guerra só existe para separar nações, e não há ideologia que justifique os mísseis que agora enterram sonhos de crianças, separam famílias e matam inocentes.

Eu já vivi oito décadas, nas quais testemunhei guerras e vi líderes bradando ódio em nome da segurança do próprio povo. Não podemos regredir a esses tempos. Devemos evoluir.

Anos atrás, eu prometi para mim mesmo que, enquanto eu conseguir, sempre levantarei minha voz a favor da paz. O poder de dar um fim a este conflito está nas suas mãos. As mesmas que apertei em Moscou no nosso último encontro, em 2017.”

A seleção da Ucrânia derrotou a Escócia por  3 x 1. Agora, terá o País de Gales no domingo (5/6) para definir quem disputará a Copa do Mundo 2022.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?