metropoles.com

Parecidos? Confira semelhanças entre Fernando Diniz e Carlo Ancelotti

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que Fernando Diniz e Carlo Ancelotti “tem quase o mesmo tipo de proposta de jogo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes e Tabitha Anghel/Anadolu Agency via Getty Images
carlo-ancelotti-diniz-semelhancas-jogo-selecao-brasileira
1 de 1 carlo-ancelotti-diniz-semelhancas-jogo-selecao-brasileira - Foto: Buda Mendes e Tabitha Anghel/Anadolu Agency via Getty Images

Fernando Diniz foi o escolhido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o treinador interino da Seleção e fazer a passagem de bastão para Carlo Ancelotti, que deve assumir o comando da Amarelinha no meio de 2024.

Em vídeo publicado nas redes sociais da CBF, o presidente da instituição, Ednaldo Rodrigues, comentou sobre a escolha: “Fernando Diniz é um treinador que realmente tem a proposta de jogo quase parecida com a do treinador que assumirá a Seleção Brasileira a partir da Copa América, o Ancelotti. Tem quase o mesmo tipo de proposta de jogo”.

Será? Veja as semelhanças

Carlo Ancelotti, no Real Madrid, usa os jogadores com mais liberdade de movimentação, assim como Fernando Diniz. O conceito inicial é o mesmo, mas isso não quer dizer que são iguais.

A maior semelhança entre ambos é o jogo de aproximação. Tanto o Real Madrid quanto o Fluminense concentram jogadores no lado ativo da bola, não atacam de forma simétrica e nem limitam o raio de ação dos jogadores.

Confira momentos em que o Real concentra jogadores no lado ativo da bola:

4 imagens
1 de 4

Reprodução
2 de 4

Reprodução
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução

Veja o jogo de aproximação do Fluminense:

Algumas diferenças

Ancelotti utiliza mais a largura total do campo, deixando, normalmente, um jogador aberto no lado oposto que a equipe concentra uma maior densidade de jogadores, conceito conhecido como “lado fraco”. Já Diniz prefere usar um bloco mais estreito, sem alargar tanto o campo no momento ofensivo.

Além disso, Carlo também usa mais o conceito chamado espaço de força, que busca o jogo em corredor lateral, amplitude, drible, cruzamentos e passes de retorno, principalmente com Vinícius Júnior.

E em questão estratégica, Carlo é mais plural e se adapta aos jogadores que fazem parte da equipe e ao adversário que irá enfrentar, podendo ser mais conservador quando necessário. Já Diniz é mais “radical” e tenta manter a filosofia do toque de bola curto quase que a todo custo.

Recentemente, em entrevista à La Gazzetta dello Sport, Ancelloti disse: “O bom treinador é aquele que adapta o jogo às características dos jogadores”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?