metropoles.com

Para entender Pelé: confira livros e documentários sobre o Rei

Confira quais as principais obras literárias e cinematográficas para entender a trajetória de 82 anos de Pelé

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maddie Meyer/Getty Images
Pele Signs Copies Of “Why Soccer Matters”
1 de 1 Pele Signs Copies Of “Why Soccer Matters” - Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Edson Arantes do Nascimento é daqueles nomes que dispensam maiores apresentações. Resumido ou maximizado pelo apelido Pelé, o Rei do Futebol faleceu aos 82 anos nesta quinta-feira (29/12), após ficar internado por um mês. Ao longo de sua carreira, o Rei e colecionou histórias para contar ou para servir de apoio para livros e documentários.

Em outubro de 2020, no aniversário de 80 anos de Pelé, o escritor Silvestre Gorgulho, residente em Brasília, lançou sua obra De Casaca e Chuteiras: A era dos grandes dribles na Política, Cultura e História. São 436 páginas de uma junção curiosa sobre Pelé, política e cultura, que passeia pela história de Brasília e do Brasil.

Como se nota, Pelé se tornou uma fonte de variadas histórias e vertentes. Embora seja facilmente identificado por apenas quatro letras, ele preenche linhas intermináveis de livros e documentários, que ajudam a entender melhor quem era Edson Arantes do Nascimento.

A seguir, o Metrópoles destaca oito obras (quatro livros e quatro documentários) que ajudam a assimilar a importância de Pelé.

Pelé (David Tryhorn, Ben Nicholas)

Lançado em 2021 na Netflix, traça um paralelo entre todas as conquistas do Rei dentro de campo, enquanto contextualiza o período do regime militar no Brasil. O registro apresenta uma visão mais íntima do eterno camisa 10, com relatos de vários personagens que fizeram parte de sua história.

Isto é Pelé (Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel)

O documentário de 1974, ano em que Pelé deixou os gramados de futebol pela primeira vez, tem como marco principal uma cena histórica. Nela, o camisa 10 se despede da Seleção Brasileira com uma volta olímpica no estádio, ovacionado, e com pedidos para ficar. Também se destacam polêmicas do jogador, como agressões em campo, que passaram despercebidas por árbitros.

Pelé Eterno (Aníbal Massaini)

O documentário de 2006 é uma obra de fôlego, uma joia para quem deseja ver do que Pelé era capaz em campo. São gols raríssimos – 400 no total -, além de depoimentos do Rei do Futebol e sua história desde o nascimento na cidade mineira de Três Corações.

O último show de Pelé (Emanuela Audisio e Matteo Patrono)

O documentário italiano de 2018 traz com riqueza de detalhes o último jogo de Pelé, em 1977, quando atuava pelo Cosmos, nos Estados Unidos. Antes disso, porém, viaja na história do retorno do Rei ao futebol – havia se aposentado em 1974, mas decidiu se aventurar nos Estados Unidos. Traz um ar de que Pelé chegou a passar dificuldade financeira no Brasil, mas se tornou o atleta mais bem pago nos EUA. Depoimentos de amigos e companheiros de time à época também tratam da vida pessoal de Pelé em solo norte-americano.

O Rei Pelé (Carlos Hugo Christensen)

O documentário mais antigo sobre a história de Pelé, em 1962, é uma obra emocionante. Ele se baseia no livro Eu Sou Pelé, com direito a diálogos do gênio escritor Nelson Rodrigues, que também participa do filme. Familiares e amigos também dão seus depoimentos no longa de 1h30.

Pelé. A autobiografia (2006)

Nas 304 páginas da autobiografia lançada em 2006, Pelé conta com sua própria voz, de forma simples como num bate-papo, um inacreditável conto de sucesso e transformação – de criança pobre a adulto milionário, das peladas com bola de meia nas ruas de Bauru às partidas épicas nos estádios mais glamourosos do mundo, de ladrão de amendoim a Cavaleiro condecorado pela Rainha, de “pestinha” ajoelhado no milho a ministro de Estado – de homem a lenda. Mas nem só de triunfos é feita essa história.

Pelé 70 (2010)

A carreira de Pelé registrada em 80 imagens numa fotobiografia irresistível. Entre os registros, estão os históricos socos no ar durante a comemoração de gols, mas também peças raras, como uma cena de Pelé rodeado por crianças com o uniforme sujo de lama.

Pelé: Estrela Negra em Campos Verdes (2008)

Por trás da incrível história do menino pobre que ficou milionário com o futebol, há o ser humano, com méritos, defeitos e problemas na vida pessoal. Neste livro, a autora Angelica Basthi aborda temas espinhosos como problemas com filhos, relacionamentos amorosos e contratos comerciais atribulados.

De casaca e chuteira – A Era dos Grandes Dribles na Política, Cultura e História (2020)

Após 10 anos de pesquisa, captação de entrevistas, regisitros e depoimentos, o autor Silvestre Gorgulho entrelaça os temas Pelé, política e cultura numa mesma obra. Para uma perspectiva múltipla da história de Pelé, o jornalista e escritor entrevistou o arquiteto Oscar Niemeyer, o ex-presidente da Fifa, João Havelange, o governador João Doria, o cineasta Aníbal Massaíni e o fiel escudeiro do rei, José Fornos Rodrigues, o Pepito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?