metropoles.com

Papelão, zoom…Clubes adotam soluções criativas por torcida no estádio

Com o retorno do futebol de portões fechados, times tentam minimizar ausência dos torcedores com ações inusitadas, até por videoconferência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Torcida do Aarhus no aplicativo zoom
1 de 1 Torcida do Aarhus no aplicativo zoom - Foto: Reprodução/Twitter

O futebol está de volta em diversos países. Após mais de dois meses de paralisação devido ao novo coronavírus, Coreia do Sul, Alemanha, China, entre outros, decidiram autorizar a bola a rolar. Isso ocorre sob inúmeros protocolos de segurança, sobretudo com estádios de portões fechados.

A necessária ausência de torcida nas arenas tem sido um dos maiores incômodos para jogadores. E, diante desse cenário, os clubes têm usado a criatividade para minimizar o efeito da arquibancada vazia.

O Aarhus, clube da primeira divisão na Dinamarca, fechou uma parceria com o aplicativo de videoconferência Zoom. O clube instalou 22 telões de alta definição no Ceres Park & Arena e irá reproduzir a imagem e som dos torcedores que acessarem o aplicativo na hora do jogo. A primeira experiência está marcada para o próximo dia 29.

Para ter “acesso ao estádio”, os torcedores precisam preencher um cadastro e conseguir um dos “ingressos” disponíveis. Haverá, inclusive, divisão de torcidas e regras de conduta para permanecer na “arquibancada”.

Alemanha tem torcida de papelão e app

Na Alemanha, o Borussia Mönchengladbach aderiu à torcida de papelão. Por 19 euros (cerca de R$ 120), os torcedores podem comprar um recorte de papelão com seu rosto, a ser colocado nos assentos do estádio do Borussia-Park durante os jogos.

3 imagens
Há pedidos de outras 12 mil pessoas e a capacidade é para 59 mil torcedores de papelão
O Borussia Mönchengladbach inovou para ter torcida na volta do futebol
1 de 3

O clube já colocou 4.500 fotos no estádio

Reprodução/Twitter Borussia
2 de 3

Há pedidos de outras 12 mil pessoas e a capacidade é para 59 mil torcedores de papelão

Reprodução/Twitter Borussia
3 de 3

O Borussia Mönchengladbach inovou para ter torcida na volta do futebol

Reprodução/Twitter Borussia

Na própria Alemanha, uma empresa criou um aplicativo para reproduzir o som da torcida no estádio. A Herzenswerk tem trabalhado na comercialização do app MeinApplaus.de. Com ele, o torcedor que estiver assistindo ao jogo na televisão pode interagir em tempo real com o alto-falante do estádio.

Os assinantes do time local poderão ativar as opções dispostas em quatro funções: aplausos, assobios, músicas pré-estabelecidas ou comemoração de um gol.

Corinthians fez ação simples no Brasil

No Brasil, antes mesmo da paralisação, o Corinthians usou tática parecida. Sem a interação, o clube reproduziu o som da torcida nos alto-falantes do Estádio Itaquerão. A medida, porém, parece não ter dado muito resultado.

Em jogo morno, o clube apenas empatou por 1 x 1 com o Ituano, no dia 15 de março, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Manequins em Belarus

Um dos países que manteve o futebol em meio à pandemia do novo coronavírus também teve uma alternativa curiosa para a falta de público nos estádios. Em Belarus, manequins foram colocados nas arquibancadas para representar torcedores que optaram por não ir às praças esportivas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?