Palmeiras x Santos faz redes sociais pulsarem com 15 milhões de interações
Finalistas da Copa Libertadores no próximo sábado (30/1), os clubes paulistas assumiram protagonismo no Facebook, Twitter e Instagram
atualizado
Compartilhar notícia
Palmeiras e Santos não carregam o status de maiores torcidas do Brasil, mas na última semana tiraram onda nas redes sociais. Rivais na decisão da Copa Libertadores, no próximo sábado (30/1), os times paulistas foram responsáveis por mais de 15 milhões de interações no Facebook, Twitter e Instagram. O levantamento é da agência Samba Digital, entre os dias 13 e 19 de janeiro.
A proximidade da final, naturalmente, animou as torcidas de Palmeiras e de Santos. Aliado a isso, os perfis da Conmebol, Maracanã, Libertadores, entre outros, intensificaram as postagens sobre o jogo histórico, com conteúdos exclusivos e de bastidores.
De acordo com especialistas, o fato de chegar à final de uma das principais competições do mundo desperta interesse maior do público, mas o conteúdo também é citado como um diferencial.
“Acredito muito em clubes e empresas como produtores de conteúdo. Cada vez mais existe essa demanda do torcedor. Principalmente de acompanhar bastidor, que é algo que não se tem acesso normalmente. Os clubes perceberam isso, e hoje é clara a vontade de se passar mais esse tipo de conteúdo para o seguidor. A grande questão é que é um investimento alto para se ter um conteúdo de qualidade, então é preciso ter a noção de que será preciso gastar para lucrar lá na frente”, explica Thiago Barros, diretor de conteúdo da Feng Brasil, empresa especializada em engajamento de torcedores e que faz a gestão das redes sociais do Maracanã e do Campeonato Brasileiro.
Ano histórico
Com a ausência de público nas arquibancadas devido à pandemia de Covid-19, o número de usuários aumentou nas mídias sociais dos 50 maiores times do Brasil. De acordo com dados do ranking digital do Ibope Repucom, entre janeiro e novembro de 2020, foram registrados 22,2 milhões de novos inscritos nas redes sociais dos clubes de futebol no Brasil. Isso credencia 2020 como o melhor ano na captação de novos seguidores desde 2017. O resultado até novembro já superou em 11% todo o resultado de 2019.
“A palavra que resume tudo isso é conteúdo. Conteúdo de aproximação dos fãs com a base de consumidores. Esse é o grande ‘x’ da questão, clubes, entidades, o esporte em geral passou a olhar para esses bastidores, as preleções, os treinos, como conteúdo de consumo de seu público e também imprensa”, aponta Marcelo Palaia, especialista em marketing esportivo.