Palmeiras volta a jogar Mundial depois de 21 anos: relembre duelos com mexicanos
Alviverde encara o Tigres, do México, neste domingo (7/2) às 15h. Reveja outros confrontos dos paulistas contra clubes do país
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de 21 anos, o Palmeiras voltará a jogar um Mundial de Clubes da Fifa. Neste domingo (7/2), o alviverde paulista encara o Tigres, do México, na semifinal da competição internacional. E não será o primeiro confronto da equipe brasileira diante de clubes do país da América Central.
O time já foi eliminado por um representante do México em uma Libertadores. Relembre os principais duelos do Palmeiras contra times mexicanos e como os comandados de Abel Ferreira chegam para a semifinal:
Atlas
O primeiro grande embate do Palmeiras com times do México aconteceu no 2000. Na Libertadores, os dois times avançaram na fase de grupos e se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores.
No jogo de ida, o Atlas deu muito trabalho para o Palmeiras. O goleiro Marcos, em grande fase, chegou a defender um pênalti. E com gols de Euller e Pena, o alviverde saiu do México com a vitória. No jogo de volta, os mexicanos não se entregaram e venderam caro a vitória ao Palmeiras, que venceu o jogo por 3 x 2.
Com as duas vitórias sobre venceu os mexicanos, os brasileiros avançaram à semifinal para enfrentar o Corinthians. Após passar pelo rival, o Porco perdeu a decisão para o Boca Juniors, nos pênaltis.
Tijuana
O segundo confronto do alviverde contra clubes mexicanos na Libertadores aconteceu em 2013. E de uma forma completamente diferente ao último duelo entre o time de Palestra Itália contra equipes do México. Se no ano 2000 o Palmeiras estava na crista da onda, vindo de um título de Libertadores em 1999, 13 anos depois o clube amargava uma temporada muito ruim.
Rebaixado em 2012 para a Série B, o Porco disputou a Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil no ano anterior. O time passou da primeira fase e nas oitavas teria os mexicanos do Tijuana pelo caminho.
No jogo de ida, na casa do adversário, o time brasileiro resistiu à pressão, conseguiu empatar sem gols e decidiria a classificação em casa. Mas no jogo da volta, os mexicanos surpreenderam os brasileiros, venceram por 2 x 1 e encerraram de forma precoce a participação do Palmeiras na competição continental.
Porco x Tigre
Agora, e no mais importante duelo contra mexicanos, o Palmeiras encara o Tigres. Depois de vencer o Ulsan Hyundai nas quartas de final, o time do México vai para cima dos brasileiros. Comandados pelo experiente atacante francês Andre-Pierre Gignac, o Tigres pretende complicar a vida do alviverde.
O Palmeiras vai embalado após o título da Libertadores sobre o Santos. Abel Ferreira terá dois desfalques para o jogo, e no ataque: Breno Lopes e Gabriel Verón. O primeiro, autor do gol do título do certame continental, ficou de fora do Mundial porque não estava inscrito até a fase limite de registro de jogadores.
Já o jovem Verón foi cortado nessa sexta-feira (5/2), por lesão. O também garoto Lucas Esteves ficou com a vaga. Para o jogo deste domingo, Abel Ferreira deve mandar a mesma equipe que foi campeã no último sábado (30/1) no Maracanã. A dúvida fica pela entrada de Felipe Melo no meio de campo. Recuperado de lesão, o volante deve pintar na partida.
Palmeiras x Tigres jogam às 15h, no estádio Cidade de Educação, no Catar. A TV Globo e o SporTV anunciam a transmissão ao vivo.