metropoles.com

Palmeiras vai de terceira força a tricampeão da Libertadores

Alviverde precisou de força mental para reverter um cenário desfavorável e chegar ao bicampeonato consecutivo da competição continental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ernesto Ryan/Getty Images
Gustavo Goméz Weverton Palmeiras
1 de 1 Gustavo Goméz Weverton Palmeiras - Foto: Ernesto Ryan/Getty Images

O Palmeiras é tricampeão da Libertadores. O time paulista superou o favorito Flamengo e foi campeão de forma consecutiva da competição continental neste sábado (27/11), no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).

Para isso, o Alviverde precisou superar uma temporada abaixo da média, quando chegou a ser apontado como terceira força do país.

Vexames

Após uma temporada brilhante, com a conquista da Tríplice Coroa em 2020, levantando as taças do Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, tudo indicava que 2021 seria mais um ano de hegemonia do Palmeiras. Mas não foi bem o que aconteceu.

Sem reforços, o Alviverde manteve a base da temporada anterior, apostando na manutenção dos jovens jogadores da base, que brilharam em 2020, e de nomes mais experientes e campeões no último ano.

A fórmula começou a mostrar desgaste logo no começo de 2021, com as quedas consecutivas na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. As três eliminações vieram de forma até de certa forma vexatória, todas nos pênaltis, assim como na disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes.

Assim, o trabalho de Abel Ferreira passou a ser visto com muita desconfiança, mesmo após uma temporada repleta de títulos.

Terceira força

Para piorar a situação, o time passou por uma fase ruim no Campeonato Brasileiro, emendando derrotas consecutivas, porém, mantendo-se entre os cinco primeiros da competição.

Com o avanço da temporada, o Alviverde foi de atual campeão da Libertadores para terceira força nacional, com o Atlético-MG pintando como novo protagonista nacional e o Flamengo mantendo o bom futebol apresentado desde 2019.

Final mais do que feliz

Mas o Alviverde mostrou força, principalmente mental, para reverter esse quadro. Na semifinal da Libertadores, eliminou o Atlético-MG, líder isolado do Brasileirão, com um elenco recheado de estrelas como Hulk e Diego Costa.

O gol da classificação veio com o repatriado Dudu, que já tinha brilhado na fase anterior na eliminação sobre o arquirrival São Paulo. 

E agora, o encerramento de mais uma temporada, campeão da Libertadores e vencendo o time que vem apresentando o melhor futebol no cenário nacional desde 2019.

E é desta forma, superando as críticas e a desconfiança, que o Palmeiras encerra 2021 mais uma vez com o título do maior torneio do continente, mostrando que segue sim como pleno protagonista do futebol brasileiro, superando o favoritismo de rivais e levantando a taça de tricampeão da Libertadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?