Palmeiras pode sonhar? Chelsea vive turbulência antes do Mundial
Thomas Tuchel disse que o time precisa de um tempo de descanso para disputar a competição e o Palmeiras está de olho
atualizado
Compartilhar notícia
Há 14 dias do início do Mundial de Clubes, o treinador do Chelsea, Thomas Tuchel, disse que o time precisa de um tempo de descanso para disputar a competição e o Palmeiras está de olho no desgaste do seu possível rival.
As equipes podem se enfrentar na final se ambos passarem por seus adversários na semifinal, e os calendários deles até lá são bem diferentes.
O último compromisso do Porco foi em 9 de dezembro, na rodada final do Brasileirão de 2021 e está descansando desde então. Antes de ir para o Mundial, a equipe terá apenas quatro jogos, os primeiros da temporada, todos do Paulistão: contra o Grêmio Novorizontino, neste domingo (23/1), a Ponte Preta, no dia 26, o São Bernardo, dia 29, e o Água Santa, dia 1º de fevereiro antes de partir para os Emirados Árabes.
Já os Blues — com o descanso apenas no meio do ano, quando acaba uma temporada e começa a outra — estão no embalo desde agosto de 2021.
Em um período de aproximadamente dois meses, o Chelsea entrou em campo 20 vezes, somando jogos de quatro competições: Campeonato Inglês, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões. Somente no mês de dezembro foram nove partidas e, desde a virada do ano, já entrou em campo outras seis vezes. A quantidade de compromissos da equipe aumentou de maneira considerável entre o final do ano passado e o início de 2022.
Eles têm dois jogos antes de ir para o Mundial. Encaram o Tottenham no domingo, pela Premier League, e o Plymouth Argyle, no dia 5 de fevereiro, pela 4ª rodada da Copa da Inglaterra.
“Eles precisam muito (de folga na quarta e na quinta-feira). Tem sido assim desde novembro, somos um time que joga e joga e joga. Precisamos nos desconectar, esse é o meu sentimento. Precisamos dar aos jogadores dois dias de folga. Não há outra solução. Estávamos mentalmente cansados e fisicamente cansados”, disse Tuchel.
Além da maratona de jogos, o treinador eleito o Melhor do Mundo pela Fifa no começo da semana também vem tendo que administrar relacionamentos. Romelu Lukaku, principal contratação do clube para a temporada, causou um mal-estar quando, em uma entrevista para a Sky Italia, criticou a forma como vinha sendo utilizado em campo e jurou amor ao seu ex-time, a Internazionale de Milão.
Tuchel, posteriormente, se disse surpreso pela atitude do atacante e o afastou do jogo contra o Liverpool. O belga pediu desculpas aos companheiros e retornou ao time, mas isso não significa que a paz reina em Stamford Bridge. Nos últimos 10 jogos da Premier League, os Blues venceram apenas três, empataram cinco vezes e somam duas derrotas. No último jogo, empate contra o Brighton, Ziyech e Lukaku pareceram discutir ao sair de campo.
Devido aos tropeços, o Chelsea viu o Manchester City se afastar na liderança da Premier League. Os Citizens têm 12 pontos de vantagem para os Blues, com um jogo a menos. Entre o 1º e 3º colocado, o Liverpool tem 45 pontos e dois jogos a menos que os Blues.
Estreia no Mundial
O Palmeiras estreia primeiro no Mundial, no dia 8 de fevereiro,às 13h30, contra o vencedor do confronto entre Al-Ahly x Monterrey, que jogam dia 5, às 13h30, horário de Brasília.
No dia seguinte, o Chelsea debuta na competição, encarando ou Al Hilal ou Aljazira ou AS Pirae. Al Jazira x Al Pirae medem forças na Primeira Fase, dia 3, às 13h30, e o melhor entre eles enfrenta o Al Jazira nas quartas de final, dia 6, no mesmo horário.
Por fim, o campeão será definido dia 12, sábado, às 13h30.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.