metropoles.com
Copa do mundo 2022

País de Gales derrota Ucrânia e se garante na Copa do Mundo do Catar

Gareth Bale e companhia foram pressionados, mesmo jogando em casa, mas contaram com um gol contra de Yarmolenko para carimbar o passaporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Steele/Getty Images
Gareth Bale, durante partida do País de Gales
1 de 1 Gareth Bale, durante partida do País de Gales - Foto: Michael Steele/Getty Images

A última vaga europeia para a Copa do Mundo foi definida neste domingo (5/6), durante o confronto entre País de Gales e Ucrânia. Melhor para a seleção de Gareth Bale que, mesmo pressionado, contou com um gol contra de Yarmolenko para carimbar o passaporte para o Catar.

Os visitantes bem que tentaram, criaram inúmeras oportunidades, mas não conseguiram furar o bloqueio dos galeses. O destaque do jogo foi Hesseney, arqueiro do País de Gales, que fechou o gol e garantiu a vitória sem ser vazado. Ele praticou nove defesas durante os 90 minutos de partida.

O último país europeu a se classificar para a Copa do Mundo entra no grupo B da competição, que ainda conta com Inglaterra, Irã e Estados Unidos. A estreia do País de Gales será contra os Estados Unidos, no dia 21 de novembro, no estádio Al Rayyan.

Primeiro tempo

A Ucrânia começou o jogo com tudo e nem deu tempo do País de Gales entrar no jogo para balançar as redes. Entretanto, o gol foi anulado pelo árbitro de partida, já que ele ainda não tinha autorizado a ação. Logo aos dois minutos de jogo, os visitantes cobraram falta rápida e Zinchenko abriu o placar.

Com as duas equipes querendo, por tudo, a última vaga europeia para a Copa do Mundo, o jogo foi corrido, sobretudo pelo lado ucraniano, que teve diversas chances de gol. Tsygankov e Yaremchuk, duas vezes cada, e Zabarnyi e Karavaev tiveram boas oportunidades para marcar, mas Hesseney travou todas as tentativas e manteve o 0 no placar.

Aos 33 minutos, a máxima do futebol entrou em ação. Como quem não faz, leva, Gareth Bale tratou de colocar o País de Gales em vantagem no placar. Após uma cobrança de falta venenosa, Yarmolenko tentou cortar, enganou o goleiro Bushchan e estufou as redes. A Uefa confirmou o gol contra do meia ucraniano.

Antes da primeira etapa ser finalizada, Yarmolenko recebeu a bola na área, foi derrubado, mas o juiz mandou seguir. Zinchenko, lateral do Manchester City, chutou forte para o gol e obrigou Hesseney a praticar grande defesa. O VAR até entrou em ação, mas nada foi marcado na jogada.

Segundo tempo

Os últimos 45 minutos da partida foram muito semelhantes ao início do jogo. A Ucrânia em cima, tentando o gol e o País de Gales buscando o contra-ataque. Desta vez, foram os donos da casa que assustaram primeiro, com Ramsey. O meia fez boa jogada, mas a finalização passou ao lado do gol de Bushchan.

Aos nove minutos, veio a primeira grande chance dos ucranianos. Em cruzamento feito pela esquerda, Tsygankov apareceu entre os dois zagueiros e escorou para o gol. Hesseney, de novo ele, apareceu muito bem para manter a sua seleção à frente no placar. No reflexo, Yaremchuk pegou o rebote, mas mandou para fora.

Apesar de arriscada, a estratégia de Gales estava dando certo e, aos poucos, ensaiava o segundo gol, que quase saiu aos 30 minutos. Johnson aproveitou cruzamento da direita, que passou por todo mundo, e bateu de primeira. A bola bateu na trave, assustando os adversários. Na sequência, Bale recebeu de Ramsey e chutou sem pensar duas vezes. Bushchan fez linda defesa e manteve a diferença mínima no placar.

No minuto seguinte, a Ucrânia teve duas oportunidades seguidas, mas não conseguiu colocar na meta. Yarmolenko aproveitou cruzamento de Zinchenko e escorou para o gol. Davies apareceu no último minuto para salvar sua seleção. Na sobra, Yaremchuk tentou de cabeça, a bola passou perto, mas saiu em linha de fundo.

O dia era mesmo de Hesseney. Aos 34 minutos, o arqueiro apareceu de novo, muito bem, para impedir o empate ucraniano. Sydorchuk apareceu sozinho, no meio da área, e cabeceou cruzamento de Zinchenko. O goleiro fez outra linda defesa.

A Ucrânia bem que tentou, pressionou os adversário, mas não conseguiu o empate. A seleção de Zinchenko contou com 68% de posse de bola, 22 chutes — contra 10 dos galeses. Entretanto, Hesseney, com nove defesas no jogo, impediu o empate e a vitória dos visitantes.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?