metropoles.com

O dia em que o Brasil pode ser exaltado… ou humilhado na Copa 2018

Seleção Brasileira só precisa empatar contra a Sérvia para avançar às oitavas. Se perder, torce para um revés da Suíça contra a Costa Rica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2018-06-26 at 20.21.36
1 de 1 WhatsApp Image 2018-06-26 at 20.21.36 - Foto: null

Na defesa da meta brasileira, o goleiro Alisson. Na proteção aos flancos, os laterais Fagner e Marcelo. No miolo do nosso espaço aéreo, Thiago Silva e Miranda, o capitão do dia. No combate ao ataque adversário, com direito a infiltrações no campo inimigo, Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho. E, no ataque, prontos para torpedear os oponentes, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Pronto, eis o exército do comandante Adenor Leonardo Bachi, o Tite, que entra no campo de batalha nesta quarta-feira (27/6) contra os altos e fortes guerreiros da Sérvia, na árdua luta pela classificação às oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Os sérvios são os jogadores de maior estatura a desfilar por campos russos, com média de altura de 1,88m, 10 centímetros acima da aferida para a formação brasileira. E a arena de guerra e o horário para o combate estão definidos: às 15h, no Estádio Spartak, em Moscou.

A armada do comandante Tite é, aliás, a mesma que sofreu para vencer a Costa Rica na segunda rodada – em Rostov, por 2 x 0, com gols nos acréscimos, de Philippe Coutinho e Neymar – e a qual também ralou para empatar com a Suíça, em 1 x 1, na “Batalha de São Petersburgo”, com um gol de Coutinho – segundo observadores da Fifa, um dos arremates mais bonitos do Mundial até o momento.

Nessa luta, Tite até pensou em trocar algumas peças, mas desistiu no meio do caminho, parecendo respeitar a máxima segundo a qual em time que está ganhando não se mexe – muito embora os “pracinhas” brasileiros tenham vencido apenas uma batalha até agora, e a duras penas.

Nomes como Paulinho, Willian e Gabriel Jesus quase perderam suas posições no elenco. Quase. Acabaram sendo escalados por causa dos serviços prestados junto à nação. “Olhem a trajetória deles, sempre foram consistentes e incisivos. Como posso desconsiderar isso?”, disse Tite, dono de um dos cargos mais importantes da República Federativa do Brasil – pelo menos em ano de Copa do Mundo.

E também porque o time está baqueado, ferido após investidas internas e dos adversários. Soldados como Fred, Renato Augusto, Danilo e Douglas Costa estão feridos, fora de combate momentaneamente ou ainda não recuperados de batalhas de outrora. As opções mais possíveis em caso de reposição de peças são Fernandinho no meio e Roberto Firmino no ataque. Fernandinho é remanescente da “Batalha do Mineirão”, em 2014, quando o país sofreu uma das piores surras futebolísticas de sua história, o 7 x 1 diante da Alemanha. E Firmino, guerreiro de Maceió, nas Alagoas, e único nordestino do exército de Tite, tem sido uma sombra para Jesus, o Gabriel.

Vaga
Assim, o Brasil entra em campo contra a Sérvia também de ouvidos e olhos ligados no outro jogo do grupo, entre Suíça e Costa Rica, que será disputado simultaneamente a 417 quilômetros de distância, em Nizhny Novgorod. Nesses dois campos de batalha, será decidida a classificação das esquadras que avançarão em território russo, com o sonho de conquistar a cobiçada taça da Copa do Mundo.

A Seleção Brasileira garante vaga nas oitavas de final em caso de empate com a Sérvia, podendo se classificar na primeira ou segunda posição do Grupo E. Para ser o primeiro colocado, o Brasil precisará ganhar a partida por um placar superior a uma eventual vitória da Suíça contra a Costa Rica. Se empatar, pode ficar em segundo lugar se os suíços derrotarem os costarriquenhos. Se perder da Sérvia, a Seleção pode ser eliminada em caso de um empate ou vitória da Suíça no outro jogo.

No entanto, para alcançar a glória da classificação e rumar em direção a voos maiores nas estepes russas, é preciso, como diz um jargão atual, “saber sofrer”. Traduzindo: ter paciência com uma eventual demora para furar a rede adversária, ter paciência com os ataques aéreos sob o comando do atacante sérvio Mitrovic, ter paciência com entradas duras dos oponentes… Ter paciência, enfim.

Cartões
E, claro, é necessário ter muito cuidado para não ser admoestado pelo árbitro Alireza Faghani – não por acaso, o mesmo que apitou a final masculina do futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na conquista do inédito ouro olímpico para Brasil. Afinal, alguns de nossos mais brilhantes oficiais (Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro) já têm cartão amarelo e, em caso de reincidência, ficarão de fora da escala para o confronto pelas oitavas de final, em caso de avanço.

Muita hora nessa calma! É preciso manter o controle, por mais que a pressão atue de forma contrária. Afinal, como esquecer o choro de Neymar após o final da guerra contra a Costa Rica, do ótimo arqueiro Keylor Navas? Sentado no meio do gramado, o jogador se entregou às lágrimas. Golpe de marketing? Emoção? Desabafo? Não importa. Para Tite, é normal. O treinador defende a emoção exibida pelos seus comandados.

Nós, brasileiros, não podemos perder a nossa essência e achar que o momento de emoção, que eu já tive também, possa ser sinônimo de desequilíbrio

Tite, técnico da Seleção Brasileira

Oxalá não seja! Oxalá o Brasil tenha controle emocional, técnica apurada, velocidade, triangulações, leveza, muita sorte e traquejo no uso de suas armas para vencer mais uma etapa da “Batalha de Moscou”, desta vez contra os altos, fortes e destemidos guerreiros da Sérvia. Oremos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?