metropoles.com

Novos rivais, Athletico-PR e Flamengo decidem a Libertadores 2022

Athletico e Flamengo se enfrentam neste sábado (29/10), no Equador, em reedição de rivalidade que cresceu nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carla Sena/Metrópoles
Flamengo Athletico-PR
1 de 1 Flamengo Athletico-PR - Foto: Carla Sena/Metrópoles

Athletico-PR e Flamengo entram em campo, neste sábado (29/10), para decidir quem será o grande campeão da Libertadores 2022. A final brasileira será realizada no Equador e reeditará um confronto repleto de rivalidade nos últimos anos.

Os novos rivais se enfrentarão em Guayaquil, às 17h, em um duelo de especialistas em competições da Conmebol: o Athletico-PR já conquistou duas vezes a Sul-Americana e tentará o título inédito; e o Flamengo vai atrás do tri. E neste sábado, os dois clubes escreverão o mais importante capítulo desta disputa.

5 imagens
Pedro é uma das esperanças de gol do Rubro-negro
O jovem Vitor Roque é um dos destaques do Furacão
Dorival Júnior comanda o Flamengo
Felipão tenta mais um título da Libertadores
1 de 5

Os dois times se enfrentam neste sábado (29/10)

Alexandre Vidal/Flamengo
2 de 5

Pedro é uma das esperanças de gol do Rubro-negro

Silvia Izquierdo-Pool/Getty Images
3 de 5

O jovem Vitor Roque é um dos destaques do Furacão

Reprodução/instagram
4 de 5

Dorival Júnior comanda o Flamengo

Silvio Avila/Getty Images
5 de 5

Felipão tenta mais um título da Libertadores

Twitter/Athlético-PR
Retrospecto

Os dois times voltam a se enfrentar em uma final, o que não acontecia desde 2013, quando o Rubro-negro carioca levou vantagem sobre os paranaenses na decisão da Copa do Brasil. De lá para cá, os dois clubes voltaram a se enfrentar em ocasiões importantes, como na fase de grupos da Libertadores de 2017, com uma vitória para cada.

Nos episódios mais recentes da nova rivalidade, Athletico-PR e Flamengo empatam em eliminações sobre o outro na Copa do Brasil. Em 2019, o Furacão desbancou o poderoso time multicampeão de Jorge Jesus, nas quartas de final, e em 2021, na semifinal.

Mas o Rubro-negro deu o troco em 2020 e na atual temporada, quando acabou levantando o caneco.

Campanhas

Os finalistas chegam à decisão com classificações sobre brasileiros e argentinos no caminho. Pelo lado do Flamengo, o Rubro-negro desbancou o Corinthians nas oitavas de final, em um clássico regional, e chegou à final depois de um passeio sobre o Vélez Sarsfield.

Já o Furacão passou pelo Estudiantes nas quartas de final, e na semifinal, eliminou o Palmeiras, atual bicampeão do certame continental.

Escalações

Os dois times não têm problemas para a grande final. No Flamengo, a dúvida fica por conta da escalação do chileno Arturo Vidal, que sofreu uma pancada na final da Copa do Brasil. De qualquer forma, o volante deve começar no banco, com Thiago Maia e João Gomes iniciando a partida.

Um provável Flamengo tem: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol.

Pelo lado do Athletico, Felipão também deve mandar a campo o que tem de melhor. O jovem Vitor Roque, que se destacou na campanha, deve começar no banco. Um provável Athletico-PR tem: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Canobbio), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Cuello e Pablo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?