Nos pênaltis, Del Valle bate Fla e é campeão da Recopa Sul-Americana
Com gol no último lance da partida, Arrascaeta conseguiu levar a disputa para a prorrogação, mas desperdiçou cobrança na disputa de pênaltis
atualizado
Compartilhar notícia
Decisão com os nervos à flor da pele. Nesta terça-feira (28/2), o Flamengo recebeu o Independiente Del Valle no Marcanã na partida de volta pela Recopa Sul-Americana. Nos pênaltis, a equipe equatoriana venceu por 5 x 4 e ficou com o título pela primeira vez na história.
Com gol no último lance do jogo, Arrascaeta conseguiu levar a disputa para a prorrogação e o Rubro-Negro terminou a partida regulamentar com 1 x 0 no placar.
Na partida de ida, o Del Valle havia vencido por 1 x 0, gol de Carbajal. Com isso, o Rubro-Negro entrou em campo precisando vencer a equipe equatoriana por dois gols de diferença para ficar com o título. O placar dava aos visitantes a vantagem do empate.
Resumo da partida
Com a necessidade do resultado, o Flamengo iniciou a partida tomando iniciativa rumo ao ataque. O time brasileiro, no entanto, esbarrava na defesa montada pelo adversário, que apostava nos contra-ataques. No entanto, o Fla controlava a partida e criava chances contra o gol de Moisés Ramírez.
Aos 30 minutos, o Flamengo acabou acertando duas bolas na trave. Primeiro, Thiago Maia chutou após sobra de escanteio, depois, Ayrton Lucas acertou cabeceio mas a bola acabou explodindo no travessão do Del Valle. Antes do intervalo, Gabigol achou Varela que chutou, mas Ramírez defendeu com o pé e logo depois, Arrascaeta cabeceou com perigo, mas a bola acabou saindo.
No 2º tempo o panorama se manteve. O Flamengo partia para o ataque, arriscava, mas parecia tropeçar no nervosismo diante do tempo cada vez menor. O Rubro-Negro cercou muito durante quase todo o início dos 45 minutos finais, mas não chegou a levar perigo. Após os 30 minutos, a equipe do Equador passou a ficar mais confortável dentro do jogo e se resguardou em sua defesa, afastando as principais chances vindas pelo alto.
A chance mais clara veio já nos acréscimos. Arrascaeta cruzou na área para David Luiz, que acabou mandando para fora após cabeceio. No que parecia ser o último lance da partida, veio o milagre. Gabigol lançou a bola, Cebolinha recebeu e cruzou rasteiro para Arrascaeta empurrar para o fundo da rede e levar a decisão para a prorrogação.
Empolgado pelo gol, o Flamengo foi para cima do adversário, mas continuava insistindo nos cruzamentos. O Independiente Del Valle se limitava a defender e arriscar nos contra-golpes, mas sem sucesso. O panorama se manteve durante a prorrogação e a partida foi para os pênaltis.
Arrascaeta iniciou as cobranças, mas Ramírez defendeu. Faravelli fez o dele. David Luiz não desperdiçou sua chance. Hoyos ampliou para o Del Valle. Cebolinha também fez. Previtali marcou o 3º do Del Valle. Gerson manteve o Mengão vivo. Schunke acertou mais um para os equatorianos. Gabigol ainda fez o 5º gol Rubro-Negro.