Nos pênaltis, Brasiliense é derrotado pelo Gama na final do Candangão
O Jacaré agora volta seus esforços para a Série D, na qual a equipe enfrenta o Tocantinópolis-TO, no próximo dia 6 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasiliense Futebol Clube entrou em campo contra a equipe do Gama, pelo jogo de volta da final do Candangão 2020, na tarde deste sábado (29/8), com vantagem construída no primeiro jogo. Nos 90 minutos do tempo normal, porém, não conseguiu evitar que a partida fosse para as penalidades máximas, após perder por 2 x 0 no tempo normal. Nas cobranças de pênalti, o Gama levou a melhor e, ao vencer por 4 x 3, saiu com o título.
O primeiro gol do Gama foi marcado por David Souza. O segundo foi anotado por Nunes, em um pênalti originado de uma jogada muito duvidosa. Nos pênaltis, Zé Love, Douglas e Aldo converteram para o Jacaré. Rodrigo e Sandy desperdiçaram suas cobranças. Pelo Lado da equipe verde, Michel Platini, Norton, Peu e Malaquias marcaram.
O Jacaré agora volta seus esforços para a Série D, onde a equipe enfrenta o Tocantinópolis-TO, no próximo dia 06 de setembro, em solo adversário.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos da decisão foram sem grandes emoções. O jogo era estudado e ninguém queria correr riscos na defesa. O alviverde foi quem chegou primeiro com um pouco mais de perigo. Aos oito minutos, Everton apareceu em velocidade pela direita e cruzou rasteiro. O goleiro Fernando Henrique cortou a bola antes que o ataque do Gama completasse para o gol.
O Brasiliense conseguia manter a posse de bola e encaixar boas descidas, mas esbarrava no sistema defensivo do adversário. A equipe do Gama, quando tinha chance, arriscava para o gol. Aos 17, Peu recebeu na entrada da área e chutou, mas a bola saiu pela direita sem oferecer perigo ao gol do Jacaré.
Sem pressa e administrando a vantagem, o Brasiliense tocava a bola buscando achar os espaços e sair em velocidade. Aos 24, Zé Love ganhou da marcação e bateu cruzado, mas o goleiro alviverde ficou com a bola.
Precisando reverter o resultado do primeiro jogo da final, a equipe da casa começou a se lançar mais ao ataque. Com 30 minutos de bola rolando, Wallace desviou um cruzamento e Fernando Henrique se esticou para buscar a bola no cantinho. Dois minutos depois, Andrei Alba bateu uma falta de longa distância e mais uma vez o arqueiro do Jacaré apareceu bem para praticar a defesa.
Logo depois, foi a vez de o esquadrão amarelo construir três boas chances. Aos 36, Romarinho avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro Gustavo Henrique desviou contra a própria meta e Calaça jogou para escanteio. Dois minutos depois, Marcos Aurélio limpou a marcação e bateu por cima do gol. Aos 43, Romarinho recebeu de Marcos Aurélio e arrematou por cima rente ao travessão.
Segunda etapa
O Gama voltou correndo contra o tempo, e logo chegou ao ataque. Aos três minutos, Nunes marcou, mas estava impedido. Em seguida, Peu cruzou na cabeça de Michel Platini, que testou para o alto.
Pressionando, a equipe alviverde criava boas chance, mas sem eficiência nas finalizações. Aos 9, Peu descolou um lançamento longo para a área e por muito pouco Michel Platini não chegou para empurrar para o gol. No minuto seguinte, Nunes cabeceou com muito perigo por cima.
A pressão alviverde resultou em gol, aos 11 minutos. David Souza chutou e contou com um desvio da defesa para abrir o placar.
Após sofrer o gol, o Jacaré cresceu no jogo. Aos 20, Zé Love bateu cruzado, mas a bola se perdeu pela meta esquerda. No lance seguinte, Douglas girou em cima da marcação, ajeitou e bateu bonito de fora. Calaça ainda tocou na bola antes de ela explodir no travessão.
Em um bate e rebate dentro da área, aos 30 minutos, o arbitro Sávio Sampaio marcou pênalti duvidoso de Rodrigo em Michel Platini. Nunes foi para a cobrança e converteu o segundo do Gama.
O Gama continuava pressionando atrás do resultado. Aos 35, David Souza invadiu a área e bateu firme, mas o goleiro Fernando Henrique apareceu bem para fazer a defesa. No último lance do segundo tempo, Norton recebeu na entrada da área e carimbou o travessão. Savio Sampaio assoprou o apito pela última vez levando a decisão para os pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças de pênalti, o Jacaré começou bem com Zé Love e Douglas convertendo as duas primeiras cobranças da equipe. Na terceira cobrança, o zagueiro Rodrigo bateu para fora. Aldo converteu a cobrança seguinte, e na última penalidade, Sandy bateu no canto, mas Calaça fez a defesa.
Pelo lado do Gama, Michel Platini, Norton, Peu e Malaquias acertaram o alvo e decretaram o título da equipe alviverde.
FICHA TÉCNICA
GAMA 1 X 1 BRASILIENSE (4×3 nos pênaltis)
Campeonato Candango 2020 – Final – Jogo de volta
29/08/2020, 16h, Estádio Bezerrão – Gama-DF
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
A1: Daniel Henrique da Silva Andrade
A2: José Reinaldo Nascimento Junior
4º árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto
GAMA
Calaça; David Souza (Gustavo Rambo), Gustavo, Emerson e Peu; Wallace, Andrei Alba (Felipe Werley) e Esquerdinha (Michel Platini); Everton, Vitor Xavier (Norton) e Nunes
Técnico: Vilson Tadei
Gols: David Souza (11’ 2T), Nunes (32’ 2T)
Cartões amarelos: Emerson, Nunes, Peu, Gustavo Henrique, Malaquias
BRASILIENSE
Fernando Henrique; Bruno Lima, Badhuga, Rodrigo e Fernandinho (Railan); Aldo, Esquerdinha e Marcos Aurélio (Douglas); Peninha (Fabinho), Romarinho (Sandy) e Zé Love.
Técnico: Márcio Fernandes
Cartões amarelos: Esquerdinha, Badhuga, Romarinho, Aldo, Douglas
Cartões vermelhos: Esquerdinha