metropoles.com

Neymar é vítima de racismo no jogo do Barcelona com o Espanyol

Antes de a bola rolar, parte da torcida adversária entoou cânticos racistas contra o brasileiro, que não reagiu às ofensas durante a partida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
facebook/Barcelona Futebol Clube
1 de 1 - Foto: facebook/Barcelona Futebol Clube

O jogador de futebol Neymar Jr. foi vítima de racismo no jogo entre Barcelona e Espanyol, neste sábado (2/1), segundo o ex-dirigente do Barcelona Toni Freixa. Em post no Twitter, o ex-dirigente escreveu em catalão: “Espero que os gritos racistas a Neymar sejam registrados na ata da arbitragem”.

O jogo do Campeonato Espanhol, um clássico catalão, terminou em empate, 0 a 0. Antes de a bola rolar no Power 8 Stadium, parte da torcida entoou cânticos racistas contra o brasileiro, que não reagiu às ofensas durante a partida. Após o apito final, o zagueiro Piqué se revoltou com o episódio. “A culpa é de quem fez, não de toda a torcida do Espanyol. É certo que tem que denunciar e tomar as medidas necessárias. Devem ser identificados e apontados um a um”, disse Piqué.

Já o técnico do clube catalão, Luis Enrique, preferiu não falar sobre o assunto e se esquivou. “Me interessa tudo que acontece no campo de futebol. Se eu digo algo, vão me bater de um lado. Se não falo nada, vão me bater de outro. Não opino, e ninguém me bate. Ou todos vão me bater”, afirmou o treinador.

Outros casos
Esta não é a primeira vez que o jogador Neymar sofre com racismo. Em março de 2014, a torcida do Espanyol jogou uma banana no gramado em direção ao Barcelona.

Em 2014, Neymar Jr. e Daniel Alves foram vítimas de racismo na final da Copa do Rei, entre Barcelona e Real Madrid. O caso fez com o que o pai do jogador, Neymar da Silva Santos procurasse a agência Loducca, que lançou a polêmica campanha #somostodosmacacos.

Outro caso de racismo no futebol foi o sofrido pelo goleiro Aranha, então do Santos, clube que deixou em 2015. O jogador foi chamado de macaco durante partida. Aranha recebeu manifestações de apoio de todo o Brasil, e a repercussão do caso levou ao indiciamento dos torcedores que o insultaram. (Com informações da Agência Brasil e ESPN)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?