Nem Haaland nem Lewandowski: Nkunku é eleito o craque da Bundesliga
Jogador do Leipzig participou de 33 gols em 34 jogos na temporada alemã. Lewandowski, Haaland e Schick foram os outros finalistas ao prêmio
atualizado
Compartilhar notícia
A Bundesliga (Campeonato Alemão) anunciou nesta segunda-feira (16/5) o melhor jogador da temporada 2021-22: Christopher Nkunku, do RB Leipzig. O francês de 24 anos bateu Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, Erling Haaland, do Borussia Dortmund, e o tcheco Patrik Schick, do Bayer Leverkusen.
Atacante, Nkunku marcou 20 gols e deu 13 assistências em 34 rodadas nesta temporada do Campeonato Alemão. Além disso, foi eleito quatro vezes o melhor jogador do mês ao longo da competição, em outubro de 2021 e em fevereiro, março e abril de 2022.
2️⃣0️⃣ Goals. 🎯
4️⃣ #BundesligaPOTM. 🏆@C_Nk97 is your Bundesliga Player of the Season. 👏 🥇#BLTOTS pic.twitter.com/soJztRRm1j— Bundesliga English (@Bundesliga_EN) May 16, 2022
De todos os finalistas, Robert Lewandowksi era o outro grande nome cotado para receber o prêmio. O polonês foi eleito melhor do mundo pela FIFA nos últimos dois anos e fez 35 gols nesta Bundesliga. Recentemente, ele anunciou que não renovará com o Bayern de Munique e deve jogar em outro país na próxima temporada.
Reviravolta
Crescido na base do PSG, Nkunku começou a carreira como meia e subiu ao time principal durante a temporada 2015-16. No total, fez 11 gols e deu 4 assistências em 78 jogos com a equipe francesa. Vendido ao Leipzig em 2019 por 13 milhões de euros, deu um salto enorme em 2021-22.
Além do bom desempenho no Campeonato Alemão, o camisa 18 marcou três gols na Copa da Alemanha e foi às redes 11 vezes nas competições europeias, somando as campanhas pela Liga dos Campeões e a Liga Europa.
No total, foram 34 gols e 20 assistências em 51 jogos pela equipe da Red Bull, que ainda disputará a final da Copa da Alemanha no próximo sábado (21/5). O francês está no clube desde 2019 e a melhor marca até então havia sido de 7 gols em 40 jogos na temporada 2020-21.
Recentemente, Nkunku tem sido especulado em grandes clubes da Europa, como Manchester United, Chelsea e Milan. No entanto, Oliver Mintzlaff, dirigente do Leipzig, afirmou em abril, em entrevista à Sky Sports, que o atacante não sairá na próxima janela.
E o Qatar?
Outra novidade na carreira do atacante foi a presença nas últimas convocações de Didier Deschamps. Nkunku estreou com a camisa da seleção francesa em março, em amistoso contra a Costa do Marfim, vencido por 2 x 1.
Após a excelente temporada, a tendência é que ele continue sendo convocado e apareça na lista final da França para a Copa do Mundo no Qatar, onde disputará posição com outros craques como Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Karim Benzema.