metropoles.com

Mundial Feminino: França faz 2 x 1 e elimina o Brasil na prorrogação

Confronto em Le Havre define a classificação das donas da casa para as quartas de final da Copa do Mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Martin Rose/Getty Images
France v Brazil: Round Of 16  – 2019 FIFA Women’s World Cup France
1 de 1 France v Brazil: Round Of 16 – 2019 FIFA Women’s World Cup France - Foto: Martin Rose/Getty Images

A Seleção Brasileira de futebol feminino tinha uma missão ingrata na tarde deste domingo (23/06/2019). Para avançar às quartas de final precisava bater a anfitriã França em pleno Stade Océane, em Le Havre. Não deu. Após muita luta e dois tempos de prorrogação, o Brasil volta para casa mais cedo ao perder por 2 x 1.

O placar foi aberto pela França aos 6 minutos do 2º tempo. O Brasil chegou ao empate aos 18 minutos, mas sentiu muito o desgaste na prorrogação. Logo no início da segunda etapa do tempo extra, a capitã Henry anotou o segundo gol das donas da casa, que garantiu a classificação francesa.

Na próxima fase, a França irá enfrentar a vencedora do confronto entre Espanha e Estados Unidos, que ocorre na próxima sexta-feira (28/06/2019), a partir das 16h.

5 imagens
Anulou! Árbitro de vídeo acha mão no lance
Pode isso? Alemã tenta bloquear lateral com a mão
Aquecimento do Brasil com Marta presente
Marta disputa bola com a defensora francesa
1 de 5

Jogadoras do Brasil aguardam decisão do VAR

Martin Rose/Getty Images
2 de 5

Anulou! Árbitro de vídeo acha mão no lance

Martin Rose/Getty Images
3 de 5

Pode isso? Alemã tenta bloquear lateral com a mão

Alex Grimm/Getty Images
4 de 5

Aquecimento do Brasil com Marta presente

5 de 5

Marta disputa bola com a defensora francesa

Martin Rose/Getty Images

Assim como os treinos indicaram nos últimos dias, a camisa 10 e capitã do Brasil Marta esteve entre as titulares e ficou em campo até o fim da prorrogação. A experiente Formiga se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e também foi a campo contra as francesas, mas foi substituída no 2º tempo.

A Seleção Brasileira se despede da competição com duas vitórias (3 x 0 contra a Jamaica e 1 x 0 sobre a Itália) e duas derrotas (3 x 2 para a Austrália e 2 x 1 para a França).

O jogo
Assim como o esperado, a primeira investida ao ataque foi do time francês, em cobrança de escanteio. Aos 3 minutos, porém, a busca pela gigante Renard não deu certo, graças à boa saída do gol da goleira Barbara.

Aos 8 minutos, Marta mostrou às francesas que todo cuidado é pouco com o Brasil. Em boa jogada individual, ela cortou a defensora e arriscou um chute de fora da área. A bola foi para fora, mas já serviu para assustar a França.  A partir dos 10 minutos, as duas seleções diminuíram o ritmo e as chances de gol minguaram.

Um lance despretensioso colocou fogo na partida. Aos 22 minutos, a atacante Gauvin dividiu bola com a goleira brasileira Barbara e balançou a rede. Após quatro minutos de paralisação, o VAR entrou em ação e constatou que o toque na bola da jogadora francesa foi com a mão. Anulado e o placar inalterado.

Aos 42 minutos, o Brasil chegou com muito perigo. Cristiane invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. A goleira Bouhaddi praticou excelente defesa com o pé e jogou para escanteio. Na bola aérea, a árbitra canadense Marie-Soleil Beaudoin marcou falta. Cinco minutos depois, a resposta francesa: Majri chegou livre no ataque, mas chutou para fora, para o alívio do Brasil. Foi o último lance de perigo do primeiro tempo.

As seleções  não mexeram nas 11 iniciais para o segundo tempo. O que mudou foi a postura da França que voltou disposta a resolver a partida logo no início. Depois de pequenos sustos, aos 6 minutos, a atacante Gauvin aproveitou excelente jogada de Diani pela direita e balançou a rede: 1 x 0.

O Brasil por pouco não deu a resposta imediata. Aos 9 minutos, a experiente Cristiane levou a melhor na jogada aérea e acertou o travessão. Nove minutos mais tarde, o grito de gol brasileiro saiu da garganta. Thaisa pegou sobra na área após cruzamento de Debinha e chutou cruzado de canhota. O VAR ainda entrou em ação, mas nenhuma irregularidade foi encontrada no lance.

Aos 29 minutos, o técnico brasileiro Vadão mostrou que não estava satisfeito com o empate. Ela tirou a volante Formiga e promoveu a entrada da meia Andressinha.

As mexidas de Vadão não surtiram o efeito desejado e foi a França quem partiu para cima e assustou mais. O nervosismo de fim de partida, porém, evitou as chances mais claras de gol.

Apos 40 minutos do segundo tempo, Tamires chegou livre à área da França. A lateral adiantou a bola, bateu forte e marcou o segundo gol do Brasil. A auxiliar, acertadamente, assinalou impedimento e anulou o lance.

O segundo tempo acabou com a Rainha Marta em posse da bola. Com o 1 x 1 no placar, prorrogação de mais 30 minutos.

Logo no início do primeiro tempo da prorrogação, o Brasil sofreu uma perda significativa. A experiente Cristiane sentiu uma lesão na coxa esquerda e teve que ser substituída. Geyse ocupou o lugar dela.

A França mostrou estar mais inteira nessa primeira etapa de tempo extra, mas a concentração da defesa da Seleção Brasileira evitou maiores sustos. No último minuto, Debinha arrancou com muita velocidade, invadiu a área, tocou na saída da goleira, mas a zagueira francesa tirou a bola a metros da linha do gol.

O segundo gol da França saiu no primeiro minuto do segundo tempo da prorrogação. Majri cobrou falta na área e a capitã Henry apareceu livre para balançar a rede: 2 x 1. Com a vitória, a França está nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Já o Brasil, volta para casa com honra.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?