metropoles.com

Mundial de Clubes: saiba tudo sobre datas, times, onde assistir

O duelo entre Al-Hilal e Espérance abre os trabalhos nas quartas de final neste sábado e define quem pegará o Flamengo na primeira semifinal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Simon Holmes/Getty Images
United Arab Emirates v Iraq – Gulf Cup 2019
1 de 1 United Arab Emirates v Iraq – Gulf Cup 2019 - Foto: Simon Holmes/Getty Images

Após a partida preliminar entre Al-Sadd e Hienghène, o Mundial de Clubes 2019 começa para valer neste sábado (14/12/2019). O duelo entre Al-Hilal e Espérance abre os trabalhos nas quartas de final da competição e define quem pegará o Flamengo na primeira semifinal. No domingo (15/12/2019), Monterrey e Al-Sadd decidem quem será o adversário do Liverpool.

A seguir, o Metrópoles destaca tudo sobre a competição que tem final agendada para 21 de dezembro.

Os clubes

Flamengo
Campeão da Copa Libertadores 2019, o Flamengo é o representante da América do Sul na competição. O time comandado pelo português Jorge Jesus conquistou o direito de disputar o Mundial ao bater o River Plate, da Argentina, por 2 x 1.

Al-Hilal
Time montado no início do ano pelo português Jorge Jesus, o Al-Hilal é o representante da Ásia na competição. O time conquistou o direito de disputar o Mundial ao ser campeão da Liga dos Campeões da Ásia, após superar o Urawa Red Diamonds, do Japão, em dois jogos (1 x 0 e 2 x 0).

Espérance
O Espérance é o representante da África no Mundial de Clubes. O time da Tunísia conquistou o direito de disputar a competição após muita polêmica na final africana. Após empate por 1 x 1 com o Wydad Casablanca, de Marrocos, no jogo de ida, o time tunisiano vencia a volta por 1 x 0, quando sofreu empate, aos 15 minutos do segundo tempo. O lance deveria ter sido revisado pelo VAR, mas a tecnologia não estava funcionando. A equipe marroquina se recusou a jogar o restante e a Confederação Africana de Futebol declarou o Espérance campeão.

Monterrey
Campeão pela quarta vez da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey é o representante da América Central e do Norte no Mundial. A vaga na competição foi conquistada após vitória por 1 x 0 sobre o Tigres no duelo de ida e empate por 1 x 1 na volta.

Al-Sadd
Atual campeão catariano, o Al-Sadd conquistou o direito de disputar o Mundial de Clubde por ser o representante do país-sede. Antes de garantir presença nas quartas de final, teve que bater o Hienghène Sports por 3 x 1, e agora encara o Monterrey.

Liverpool
Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool é o representante europeu de 2019 e também favorito ao título. A vaga na competição foi conquistada após bater o também inglês Tottenham por 2 x 0.

Os estádios

Khalifa International
O Estádio Internacional Khalifa, também conhecido como Estádio Nacional, tem capacidade para 50 mil torcedores e foi inaugurado no ano de 1976. Ele também será uma das sedes na Copa do Mundo de 2022 e é o palco de estreia do Flamengo na próxima terça-feira (17/12/2019).

Jassim Bin Hamad
O Estádio Jassim Bin Hamad é a casa da seleção de futebol do Catar. Ele fica Doha e foi construído em 1974. A capacidade da arena é para cerca de 17 mil torcedores e foi onde Al-Sadd e Hienghène se enfrentaram na fase preliminar.

Education City Stadium*
O Estádio da Cidade da Educação é um dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2022. A arena, assim como as demais, fica em Doha, capital do país, e terá capacidade para pouco mais de 45 mil torcedores. O palco, porém, não ficou pronto a tempo da competição e foi retirado. Os três jogos marcados para a arena foram realocados para o Khalifa.

Onde assistir*

Sábado: o canal por assinatura SporTV transmite os dois jogos do dia: Al-Hilal x Espérance (11h) e Monterrey x Al-Sadd (14h30)
Terça-feira (17/12/2019): a TV Globo transmite com exclusividade Flamengo x Al-Hilal ou Espérance (14h30)
Quarta-feira (18/12/2019): a TV Globo transmite com exclusividade Liverpool x Monterrey x Al-Sadd (14h30)
Sábado (21/12/2019): a final do Mundial será transmitida pela TV Globo (14h30) e a disputa pelo 3º lugar ainda está a definir (dependa da presença do Flamengo)
*A programação está sujeita a alteração por parte da emissora

A competição

O Mundial de Clubes do Catar será o 16º da história. A competição reúne os campeões continentais e o campeão do país anfitrião.

O último campeão do Mundial foi o Real Madrid. O time espanhol superou o Al-Ain na decisão de 2018. O time árabe havia eliminado o River Plate na semifinal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?