Modrić mais 25? Saiba como a Croácia chega ao Catar após vice em 2018
Ainda capitaneada por Luka Modrić, Croácia renova elenco, preserva veteranos de peso e chega em boa fase para a Copa de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Após chocar o mundo na Copa da Rússia em 2018 com um vice campeonato, a Croácia conseguiu se manter como uma protagonista do futebol mundial nos últimos quatro anos. Com a chegada de novos talentos, a seleção europeia fez um ótimo ciclo de Copa apesar da aposentadoria de ídolos.
Favorita para classificar no Grupo F da Copa do Mundo de 2022 ao lado da Bélgica, veja porque a Croácia pode sonhar com mais uma campanha histórica no Catar.
Renovação
Apesar de ainda ter nomes conhecidos para o público geral – casos de Dejan Lovren, Domagoj Vida, Ivan Perisić e o capitão e chuteira de ouro da Copa de 2018 Luka Modrić –, a equipe croata passou por uma renovação desde o vice para a França em 2018.
Na convocação para o mundial do Catar, dos 26 nomes convocados pelo técnico Zlatko Dalić, o mesmo da Copa passada, apenas oito foram para a Rússia. Dentro do elenco, a média de idade dos jogadores que foram vice campeões em 2018 é de 31,5 anos, enquanto entre os 18 novatos a idade média é de 25,5 anos.
Além da juventude, a Croácia agora tem novos protagonistas. Modrić e Perisić continuam sendo nomes de peso da seleção, mas agora o meia Mateo Kovacić, do Chelsea, chega mais maduro e como titular absoluto. Joško Gvardiol, zagueiro do RB Leipzig, de apenas 20 anos, também é um destaque.
Com a aposentadoria dos medalhões Ivan Rakitić e Mario Mandzukić, é possível dizer que a vice-campeã mundial chega ao Catar com outra cara, e talvez até mais estruturada do que em 2018.
Ótimo ciclo
Desde 2018, a seleção croata acumulou bons resultados nas competições oficiais que disputou. Na Euro 2021, foi eliminada para a Espanha nas oitavas de final apenas na prorrogação, em um jogo maluco que terminou 5 a 3.
Nas eliminatórias para o Catar, classificou em primeiro em seu grupo com 21 gols feitos e 4 sofridos em 10 jogos.
Já na última Liga das Nações, que ocorreu de junho a setembro deste ano, a Croácia foi campeã do grupo que tinha França, Dinamarca e Áustria.
Grupo da morte?
O que pode atrapalhar o sonho dos croatas é justamente a tabela que foi sorteada para os atuais vice-campeões. Além da Bélgica, uma das seleções mais fortes do mundo, a Croácia vai enfrentar, pelo grupo F, Marrocos e Canadá, que também chegam esperançosos ao Catar.
Caso classifique, tanto em primeiro quanto em segundo lugar, enfrentará alguma equipe do grupo E, que tem as campeãs mundiais Espanha e Alemanha.
Veja a tabela de jogos da Croácia na Copa do Mundo de 2022:
Marrocos x Croácia – Quarta-feira (23/11), no Estádio Al Bayt
Croácia x Canadá – Domingo (27/11), no Estádio Internacional Khalifa
Croácia x Bélgica – Quinta-feira (1º/12), no Estádio Ahmed bin Ali