Mesmo salvo do rebaixamento, Everton de Lampard oscilou; veja números
Apesar do aproveitamento de 58% nos últimos jogos, o treinador, que chegou ao clube em janeiro, teve números ruins na temporada
atualizado
Compartilhar notícia
O Everton se salvou do rebaixamento no Campeonato Inglês com uma rodada de antecedência ao vencer o Crystal Palace, de virada, por 3 x 2, na quarta-feira (18/5). No entanto, apesar da reta final milagrosa, a equipe de Merseyside e do treinador Frank Lampard não tem muitos motivos para comemorar o desempenho na temporada.
Por um lado, o planejamento do clube para 2021-22 não deu certo, com contratações de peso que não vingaram. Entre elas, nomes como Dele Alli e Donny Van de Beek. Já Lampard, mesmo com o alívio de ter escapado da degola, não acumula bons números desde que chegou à equipe em janeiro.
Nos últimos oito jogos antes da rodada final da Premier League (em que o Everton enfrentará o Arsenal apenas para cumprir tabela), o aproveitamento foi de 58%, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. A campanha incluiu até jogos vencidos contra os gigantes Chelsea e Manchester United.
Mas, somando todas as competições, os “toffees”, sob comando de Lampard, tiveram um aproveitamento de apenas 43% em 20 jogos. Antes da sequência boa, os números caem ainda mais: conquistou 33% dos pontos disputados nos primeiros 12 jogos.
Além do baixo desempenho, deixou de pontuar em algumas partidas fundamentais. As derrotas em casa para Brentford e Wolves, a virada de 3 x 2 que tomou para o Burnley (adversário direto na briga para não cair) e a goleada de 5 x 0 contra o Tottenham mostram como o trabalho de Lampard não foi nada convincente.
Destaque brasileiro
Um dos únicos pontos positivos na temporada foi o desempenho de Richarlison. O brasileiro, que sofreu com lesões no final de 2021, foi o grande destaque da equipe nos últimos meses, ao lado de Jordan Pickford, goleiro da seleção inglesa.
No jogo que salvou o clube do rebaixamento, o Pombo marcou o gol de empate. Já na vitória de 1 a 0 contra o Chelsea, outro gol dele. Richarlison termina a temporada como artilheiro do Everton com 10 gols e 5 assistências em 30 jogos na Premier League.
Vou festejar
Independentemente dos números, o clima em Goodison Park não deixa de ser de alívio e comemoração. Ao final da partida, a torcida até invadiu o campo para celebrar. O treinador e diversos jogadores ficaram no gramado após o apito final para compartilhar o momento com os fãs.
𝙋𝙍𝙀𝙈𝙄𝙀𝙍 𝙇𝙀𝘼𝙂𝙐𝙀 𝙎𝘼𝙁𝙀𝙏𝙔
Everton come from two goals down to win 3-2 at Goodison Park to confirm their Premier League status for ANOTHER season. 💪 pic.twitter.com/1Ksp7Bake3
— Football Daily (@footballdaily) May 19, 2022
(*) Nicolau Ferraz é estagiário do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia