metropoles.com

Melhor que em 2019, Flamengo está perto de voltar à final da Libertadores

O cenário atual permite que os cariocas percam por até um gol de diferença e ainda assim se classificarem para a final

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Silvia Izquierdo-Pool/Getty Images
Flamengo
1 de 1 Flamengo - Foto: Silvia Izquierdo-Pool/Getty Images

Para muitos torcedores do Flamengo o que o time fez em 2019 ainda parece um sonho e seria difícil voltar a ver uma campanha como aquela, quando os troféus do Brasileirão e Liberadores foram erguidos, além do Carioca. Mas um desses está muito perto de voltar a acontecer.

Com a vantagem de 2 x 0 obtida no jogo de ida da semifinal da Libertadores sobre o Barcelona de Guayaquil, no Maracanã, na semana passada, o Rubro-Negro pode confirmar vaga na decisão nesta quarta-feira (29/9). E Renato Gaúcho, grande vítima de Jorge Jesus na goleada de 5 x 0 no Grêmio, pode repetir o feito do algoz português — e fazer ainda mais bonito.

Gaúcho melhor que o europeu

Apesar do coração dos rubro-negros bater mais forte ao lembrar do ex-treinador europeu, o atual comandante está fazendo uma caminhada mais segura e regular.

Os dois técnicos trabalharam com o Flamengo na Libertadores a partir das oitavas de final, mas enquanto Renato tem 100% de aproveitamento até a ida da semi, Jorge Jesus, a essa altura, já acumulava uma derrota e dois empates, junto de duas vitórias, em 2019.

Além disso, o poder ofensivo do time JJ, que tanto conquistou os flamenguistas, é superado pelo de Portaluppi. Em cinco jogos — ida e volta das oitavas e quartas de final e ida da semi —, o Flamengo marcou seis gols em 2019 e agora já acumula um saldo de 16 bolas na rede.

O cenário atual permite que os cariocas percam por até um gol de diferença e ainda assim se classificarem para a final. Esta é apenas a quinta vez, na história da participação do Flamengo na Libertadores, que a equipe tem uma “folga” de dois gols ou mais em mata-mata da competição. E em somente uma dessas cinco ocasiões, o clube não avançou de fase.

Em 2008, no duelo contra o América nas oitavas de final, o Fla venceu o primeiro jogo por 4 x 2, mas foi eliminado na volta ao perder por 3 x 0, dentro de casa.

O jogo desta quarta será na altitude de Guayaquil, no Equador, e a bola rola às 21h30. Para confirmar o lugar na decisão, Renato terá à sua disposição, pela primeira vez, o time que julga ser “ideal”.

A escalação deve ter: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Oito desses 11 faziam parte do time campeão de 2019.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?