Matemática Vascaína: quais as chances do Vasco voltar à Série A
Vindo de duas derrotas seguidas e a 8 pontos do G4, o Cruzmaltino não depende mais apenas de si para retornar à elite do futebol brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando cinco jogos para o fim da Série B, o Vasco está na nona colocação e não depende apenas de si para retornar à primeira divisão. Neste domingo (7/11), precisa vencer o clássico contra o Botafogo para continuar sonhando.
Para o professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilcione Nonato, caso o Gigante da Colina não vença, somente um “milagre” o faria voltar para a Série A.
“Em caso de vitória do Botafogo, as chances de acesso para o Vasco da Gama passam a ser de 0.03%. Em caso de empate, de 0.14%”, explicou ao Metrópoles.
Na última rodada, a equipe perdeu para o Guarani com gol já nos minutos finais, logo após o atacante German Cano ter desperdiçado cobrança de pênalti que daria a vitória ao time carioca. Foi a segunda derrota seguida, pois antes havia perdido para o CSA por 3 x 1 em São Januário.
Com esses resultados, o Vasco da Gama viu as chances de subir para Série A reduzirem bastante. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de conseguir o acesso é de 0,50%.
Após 33 partidas, o cruzmaltino soma 47 pontos. O Goiás, 4° colocado, chegou aos 55 pontos ao empatar por 1 x 1 contra o Operário neste sábado (6/11). São 8 pontos que separam as duas equipes, restando apenas 5 jogos para o fim do Campeonato. Completam o G4 Coritiba (1°), Botafogo (2°) e Avaí (3°).
Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, Coritiba e Botafogo estão praticamente garantidos na Série A do ano que vem, cada um com 98.6% de chances de subir. Já o Avaí também estaria com a classificação bem encaminhada, com 74.1%.
Mas não é apenas matematicamente que a missão é desafiadora. Nos últimos 5 jogos, foram apenas uma vitória, três derrotas e um empate. Conquistou quatro pontos dos últimos 15 disputados.
Depois do clássico carioca, restarão partidas contra Vitória (casa), Vila Nova (fora), Remo (casa) e Londrina (fora). Até lá, a equipe pode não ter mais chances a depender dos resultados dos demais times que também lutam por uma vaga na elite do futebol brasileiro.
Segundo Gilcione, o Vasco briga pela quarta vaga, já que os três primeiros colocados estão distantes de se alcançar. “O Vasco não briga com Coxa, Botafogo e Avaí para o acesso, e sim com o Goiás, CRB e CSA”. afirmou.
Aproveitamento de Fernando Diniz
Desde que assumiu o comando da equipe, o técnico Fernando Diniz conseguiu melhorar o desempenho do Vasco, apesar das últimas derrotas. Vitórias contra o líder Coritiba e o 4° colocado Goiás deixaram os torcedores esperançosos.
Sob comando do atual treinador, o Cruzmaltino conseguiu emendar três vitórias seguidas, algo que os antecessoras Marcelo Cabo e Lisca não conseguiram.
Até a última rodada, o aproveitamento de Diniz era de 55%, média que colocaria o Vasco no G4 se estivesse no cargo desde o início do campeonato.
Jogos Restantes
Vasco x Botafogo (06/11) em São Januário
Vasco x Vitória (10/11) em São Januário
Vila Nova x Vasco (15/11) no Onésio Brasileiro Alvarenga
Vasco x Remo (20/11) em São Januário
Londrina x Vasco (27/11) no Estádio do Café
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.