metropoles.com

Mas já? Cinco clubes demitiram técnicos antes do Brasileirão 2020

O mês de fevereiro foi cruel para Argel Fucks, Alberto Valentim, Guto Ferreira, Cristóvão Borges e Rafael Dudamel

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Dudamel-Atlético-3
1 de 1 Dudamel-Atlético-3 - Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

O Campeonato Brasileiro começa somente em maio, mas cinco clubes da Série A decidiram mudar o traçado definido no início do ano e se desfizeram de seus treinadores com apenas dois meses. Fevereiro foi cruel para Argel Fucks, Alberto Valentim, Guto Ferreira, Cristóvão Borges e Rafael Dudamel, todos demitidos sem ao menos ter a chance de ter o trabalho testado na principal competição da temporada.

O Atlético-MG foi o último a aderir a demissão precoce. Após a eliminação da Copa do Brasil para o Afogados, o clube decidiu desligar o técnico venezuelano na madrugada dessa quinta-feira (27/02/2020). Assim, 25% dos times da Série A já trocaram de comando antes da estreia. E a tendência é o número aumentar até os dias 2, 3 e 4 de maio, datas prevista para a primeira rodada do Brasileirão.

Veja em que situação cada um dos cinco técnicos foi demitido:

Argel Fucks – Ceará – (09/02)
O técnico Argel Fucks não suportou a pressão após o início de temporada ruim e foi demitido logo após empatar por 0 x 0 com o ABC, pela Copa do Nordeste. O curioso é que ele havia assumido o Vozão nas rodadas finais do Brasileirão 2019 e estava “com moral” por ter mantido a equipe na Série A.

Alberto Valentim – Botafogo – (09/02)
Contratado na reta final do Brasileirão 2019, quando aceitou pagar do próprio bolso a rescisão contratual com o Avaí para tentar manter o Glorioso na Série A, o técnico Alberto Valentim não resistiu à derrota por 3 x 0 no clássico contra o Fluminense, no início deste mês, e foi demitido do Botafogo.

Guto Ferreira – Sport – (13/02)
Depois de levar o Sport ao vice-campeonato da Série B de 2019, Guto Ferreira estava prestes a completar um ano no comando do Rubro-Negro, mas nem essa data ele pode comemorar. Ele foi demitido depois da eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, diante do Brusque.

Cristóvão Borges – Atlético-GO – (25/02)
Sete partidas, uma derrota e a demissão. O técnico Cristóvão Borges não chegou a ficar 31 dias no comando do Atlético-GO até ser desligado do clube. Mesmo com a boa campanha no Estadual e a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil concretizada, ele foi demitido porque “a metodologia de trabalho não vai ao encontro com a filosofia do clube.”

Rafael Dudamel – Atlético-MG – (27/02)
Dudamel chegou ao Atlético-MG em 6 de janeiro carregado nos braços pela torcida atleticana. Em alta após dar novo padrão à seleção da Venezuela, o treinador completou apenas 10 jogos no Galo. Na madrugada dessa quinta-feira (27/02/2020), o clube anunciou a demissão dele e toda sua comissão técnica após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, diante do Afogados.

Veja os clubes que mantiveram os técnicos desde o início do ano:
Bahia – Roger Machado
Athletico-PR – Dorival Jr.
Bragantino – Felipe Conceição
Corinthians – Tiago Nunes
Flamengo – Jorge Jesus
Fluminense – Odair Hellmann
Fortaleza – Rogério Ceni
Goiás – Ney Franco
Grêmio –  Renato Gaúcho
Internacional – Eduardo Coudet
Palmeiras – Vanderlei Luxemburgo
Santos – Jesualdo Ferreira
São Paulo – Fernando Diniz
Vasco – Abel Braga

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?