Marinho, Galhardo, Claudinho e Luciano: artilheiros contra o recorde
Nunca antes na história do Brasileirão por pontos corridos houve um empate quádruplo na artilharia. Eles estão empatados na última rodada
atualizado
Compartilhar notícia
Marinho, Thiago Galhardo, Claudinho e Luciano chegam à 38ª rodada do Campeonato Brasileiro na briga pela artilharia. Com 17 gols cada, os jogadores de Santos, Internacional, Bragantino e São Paulo têm em seus pés a possibilidade de evitar um empate quádruplo – o que seria inédito no Brasileirão por pontos corridos.
O equilíbrio na briga pela artilharia da competição nacional teve seu auge nos anos de 2008 e 2016. Nas ocasiões, houve empate triplo. Washington, Keirrison e Kléber Pereira marcaram 21 gols cada em 2008 e Fred, William Pottker e Diego Souza marcaram 14 gols cada oito anos depois.
Uma curiosidade é que os quatro atacantes mais eficientes do Brasileirão 2020 passaram em branco na última rodada. Luciano chegou a perder um pênalti pelo São Paulo, diante do Botafogo, e manteve a igualdade a uma rodada do término.
Veja quem enfrenta e a situação de cada artilheiro na última rodada:
Thiago Galhardo (Internacional)
Atacante mais destacado na tábua de artilheiros ao longo do Brasileirão, Galhardo perdeu fôlego na briga ao sofrer lesão muscular na panturrilha esquerda. Ele ficou afastado dos gramados durante 35 dias, mas voltou e está à disposição do técnico Abel Braga. Ele, no entanto, deve ser reserva, o que dificulta sua missão de sair como artilheiro. Na briga pelo título, o Inter enfrenta o Corinthians na rodada final, que já não tem mais grande objetivo na competição. Esse pode ser um fator para Galhardo entrar ao longo do jogo e deixar sua marca. Thiago Galhardo tem 17 gols, sete grandes chances perdidas, 60 finalizações e 29,82% de conversão de gols, conforme dados do SofaScore.
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Uma das revelações do Brasileirão, o camisa 10 Claudinho enfrenta o Grêmio na última rodada. Em casa, ele tentará manter o bom rendimento em 2021, com 10 gols em 10 partidas disputadas. Uma dificuldade extra na partida derradeira será enfrentar a defesa do Grêmio, a quarta melhor da competição, com 39 gols sofridos. Claudinho tem 17 gols, duas grandes chances perdidas, 73 finalizações e 23.29% de conversão de gols, conforme dados do SofaScore.
Luciano (São Paulo)
O camisa 11 do São Paulo teve tudo para assumir a artilharia isolada do Brasileirão na última rodada, mas desperdiçou um pênalti contra o Botafogo. Na despedida do Brasileirão, Luciano terá um obstáculo a mais ao encarar o atual líder, Flamengo. Em contrapartida, o São Paulo precisa da vitória para se garantir na fase de grupo da Copa Libertadores 2021, o que manterá a equipe focada na rodada derradeira. Luciano tem 17 gols, nove grandes chances perdidas, 52 finalizações e 32,69% de conversão de gols, conforme dados do SofaScore.
Marinho (Santos)
O camisa 11 santista é um dos pouquíssimos titulares confirmados para o duelo com o Bahia. O Santos irá apenas cumprir tabela, já que não deixa a oitava colocação em nenhuma hipótese e, inclusive, já deu recesso para alguns jogadores. A presença de Marinho é, claro, uma tentativa de deixá-lo terminar na artilharia da competição. O Bahia tem a terceira pior defesa do campeonato até a penúltima rodada, com 59 gols sofridos. Marinho tem 17 gols, três grandes chances perdidas, 73 finalizações e 23,61% de conversão de gols, conforme dados do SofaScore.