metropoles.com

Marcin Oleksy, jogador polonês amputado, fatura prêmio Puskás

A honraria foi concedida pela Fifa ao jogador amputado polonês Marcin Oleksy, que marcou um lindo gol no Campeonato Polonês de amputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Harold Cunningham – FIFA/FIFA via Getty Images
Marcin Oleksy
1 de 1 Marcin Oleksy - Foto: Harold Cunningham – FIFA/FIFA via Getty Images
Único representante do Brasil no The Best, o atacante Richarlison, do Tottenham, não ficou com o Prêmio Puskás. A honraria foi concedida pela Fifa ao jogador amputado polonês Marcin Oleksy, que marcou um lindo gol no Campeonato Polonês de amputados, na partida entre o seu time, Warta Poznan, e Stal Rzeszow.

O troféu de gol mais bonito foi entregue pelo ex-jogador italiano Del Piero. “Agradeço demais ao futebol por ter ido tão longe”, resumiu Oleksy.

Oleksy perdeu a perna aos 23 anos, quando um veículo desgovernado saiu da pista e veio em sua direção, acertando máquinas que caíram sobre ele. O polonês teve de passar por cirurgia e sua perna esquerda foi amputada.

Goleiro na adolescência, Oleksy retornou ao esporte em 2019, mas fora da baliza. Ele voltou a treinar e começou a jogar futebol para amputados. Logo começou a se destacar nas partidas até que foi convocado para a seleção polonesa de amputados.

O impressionante gol foi reprisado no telão da cerimônia. No lance, ele usa a muleta esquerda como apoio e voa para marcar a pintura com a única de suas pernas, a direita.

Richarlison concorreu ao troféu de gol mais bonito com seu voleio marcado pela seleção brasileira após assistência de Vinícius Júnior no jogo contra a Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. Antes da premiação, ele disse que estava nervoso.

O francês Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, também estava na disputa com seu gol anotado contra o Paok, da Grécia, nas quartas de final da Conference League.

De protagonista em várias premiações da Fifa, o futebol brasileiro concorreu apenas na categoria de gol mais bonito no The Best deste ano. Dois jogadores brasileiros já foram coroados com o Prêmio Puskás. Em 2011, Neymar faturou o título por um gol antológico marcado pelo Santos contra o Flamengo, na Vila Belmiro.

Em 2015, foi a vez de Wendell Lira ser coroado com a honraria. Pelo Campeonato Goiano daquele ano, ele deu um lindo voleio na partida de seu time, o Goianésia, contra o Atlético-GO.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?