metropoles.com

Mané Garrincha tem “Dia D” para sediar final da Copa Sul-Americana

Forte concorrência pela decisão da Libertadores 2020 faz Brasília dar preferência à competição de menor apelo. Reunião será nesta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A menos de 30 dias antes do anúncio oficial, a Conmebol abre as portas nesta quinta-feira (19/09/2019) para apresentar os relatórios finais das cidades interessadas em sediar as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2020. Entre as 10 candidatas – sete são do Brasil –, Brasília elaborou uma estratégia e espera sair vitoriosa: diante da forte concorrência pela principal competição de clubes da América do Sul, a capital declarou preferência pela de menor apelo, embora concorra nas duas pontas.

A Conmebol definiu o dia 17 de outubro como data para a definição de quais cidades serão as sedes das finais em 2020 – a reunião do conselho da entidade será no Equador. Assim como os demais concorrentes, os administradores do Estádio Mané Garrincha entregaram à entidade o caderno de encargos e agora aguarda um retorno positivo. Os principais adversários da capital pela decisão da Sul-Americana são Mar del Plata (Argentina) e Lima (Peru).

“Estamos usando todas as fichas que podemos. Abrimos mão de receita, o estádio cedido graciosamente, abrimos mão de tudo que poderíamos abrir. Brasília apoiou muito, a secretaria (de Esporte e Lazer) apoiou muito e fizemos um trabalho muito bom a três mãos. Agora depende de uma composição política. Se analisarmos friamente, a melhor proposta é a de Brasília. Mar del Plata e Lima os estádios são menores, o público é menor… Brasília é economicamente é melhor, financeiramente é melhor”, defende o diretor do consórcio que administra o Mané Garrincha, Richard Dubois.

De acordo com Dubois, a opção de priorizar a Sul-Americana em vez da Libertadores evita um choque de interesses com os favoritos Rio de Janeiro e São Paulo. Também estão na disputa pela Libertadores Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Morumbi e Arena Itaquera), Porto Alegre (Beira-Rio e Arena do Grêmio), Belo Horizonte (Mineirão). Lima, no Peru, e as cidades argentinas de La Plata e Córdoba também estão no páreo.

“Nos colocamos como candidatos a receber tanto a final da Libertadores quanto a da Sul-Americana, mas colocamos a decisão da Sul-Americana como preferência por questão de estratégia”, explica o administrador do Mané.

O Conselho da Conmebol que irá definir a sede das finais conta com o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Dominguez, os dez presidentes das confederações filiadas, além de três integrantes do continente do Conselho da Fifa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?