metropoles.com

Manchester United rescinde patrocínio com companhia aérea russa

A decisão é consequência da invasão das tropas russas sobre o território ucraniano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images
Manchester United avião
1 de 1 Manchester United avião - Foto: Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images

O Manchester United anunciou em nota oficial nesta sexta-feira (25/2) o término de suas relações com a companhia aérea russa Aeroflot, que patrocinava o clube e tem o governo russo como seu acionista majoritário. A decisão é consequência da invasão das tropas russas sobre o território ucraniano.

“Após os acontecimentos na Ucrânia, o clube retirou os direitos de patrocínio da Aeroflot”, afirmou o United em comunicado. “Compartilhamos a preocupação de nossos torcedores em todo o mundo e nossos pensamentos estão com os afetados”, acrescentou.

Na última quinta-feira, a companhia já havia sido proibida de realizar voos para o Reino Unido, horas depois do início da invasão à Ucrânia, como uma das sanções do primeiro ministro britânico Boris Johnson à Rússia. A Aeroflot patrocinava o Manchester United desde 2013 e substituiu a Turkish Airlines como parceira aérea do clube. O contrato havia sido renovado em 2017 e era válido até 2023, no valor de 40 milhões de euros (231 milhões de reais). O clube inglês seguiu a decisão do Schalke 04, que na quinta-feira rescindiu o contrato com a Gazprom, companhia energética russa, que era a principal patrocinadora do clube alemão.

O futebol europeu também vem acompanhando de perto a crise diplomática. A Uefa trocou a cidade da final da atual edição da Liga dos Campeões de São Petersburgo para Paris, no Stade de France, no dia 28 de maio.

A Fifa também vai tratar do calendário dos jogos das seleções que disputarão a repescagem para a Copa do Mundo deste ano, no Catar. Polônia, Suécia e República Checa descartaram jogar partidas no país de Vladimir Putin. O presidente Gianni Infantino adotou um discurso em que pede pelo diálogo construtivo e evitou tomar decisões que afetem os jogos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?