metropoles.com

Liga Forte Futebol aprova proposta de investimento de grupo americano

Grupo conta com 26 clubes brasileiros e defende distribuição mais equilibrada de receitas para criar uma liga nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Phil Ashley/Getty Images
Bola de futebol dentro da área do gol. Briga por herança de artilheiro
1 de 1 Bola de futebol dentro da área do gol. Briga por herança de artilheiro - Foto: Phil Ashley/Getty Images

A Liga Forte Futebol (LFF) aprovou por unanimidade a proposta de investimento de um grupo de investidores americanos. A decisão foi tomada de forma unânime em Assembleia Geral e a mediação do negócio está sendo realizada pela XP Investimentos.

Em nota oficial, o bloco de clubes afirmou que “a proposta aprovada é válida para os clubes da LFF de forma independente e também para uma eventual liga única de 40 clubes, caso ocorra uma unificação.” Ainda de acordo com o pronunciamento, a expectativa é que a negociação de investimentos seja concluída em até 90 dias. O nome do investidor, no entanto, foi mantido em sigilo.

A LFF surgiu com a proposta de criar uma liga de futebol brasileiro unificada. Usando o Campeonato Inglês como norte, o grupo defende uma distribuição mais equilibrada das receitas como um ponto de partida para a criação de uma liga nacional.

“Acredito que esse modelo consolida o trabalho que vínhamos conversando há meses, além de ser o mais igualitário. Estamos falando de uma proposta que não é amarrada, mas que desde já garante receitas para os clubes envolvidos, de forma igualitária e com perspectivas de investimento. Hoje demos um passo importante para a criação da Liga, que foi a assinatura de 26 agremiações, mas continuaremos com o objetivo de que todas as 40 também assinem. É um movimento que tem de tudo para se assemelhar com o que já acontece em outras grandes ligas do mundo, como Premier League e La Liga”, afirma o presidente Marcelo Paz, do Fortaleza.

“Estamos falando de um dia histórico para os 26 clubes que participaram deste movimento, pois chegamos a um consenso sobre uma proposta que vai trazer condições equilibradas para todos, com recursos e prazos específicos. As propostas apresentadas foram concretas e tiveram um norte, com a possibilidade de ampliar recursos para as equipes das séries A e B, e também alguma receita para os times da Série C. É o momento também de iniciarmos um processo de novas conversas, a fim de ampliar este movimento para todos os 40 clubes”, afirma Alessandro Barcellos, presidente do Internacional.

Além da proposta de investimento, a reunião realizada na sede do Fluminense também formalizou o ingresso do ABC ao grupo. Ao todo, são 26 equipes que integram a LFF: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Vila Nova e Tombense.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?