metropoles.com

Liga Europa: ingleses e italianos largam como favoritos para vencer a taça

Gigantes, Arsenal, Tottenham, Milan, Napoli e Roma compartilham protagonismo com forças menores do continente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Arsenal-x-Tottenham
1 de 1 Arsenal-x-Tottenham - Foto: Reprodução/Twitter

A Liga Europa começa a ser disputada nesta quinta (22/10), oferecendo uma alternativa ao glamour da Champions League. Isso não significa que o torneio não tenha seus atrativos. Clubes do primeiro escalão que não tiveram a temporada que desejavam farão parte do campeonato, que se torna uma boa opção para levantar um troféu de prestígio, mesmo que contra adversários considerados mais fracos.

E alguns desses gigantes precisam mesmo levantar troféus. É o caso de Arsenal, Tottenham, Milan, Napoli e Roma, as principais forças desta Liga Europa.

Rivais na Inglaterra, Arsenal e Tottenham não vêm tendo muito sucesso na Premier League. Apesar de fazerem parte do Big 6 — grupo dos principais clubes do país –, Gunners e Spurs terminaram o Inglês em 6º e 8º, respectivamente. Porém, como o Arsenal venceu a FA Cup, a Copa da Inglaterra, ganhou o direito de disputar a Liga Europa.

Em termos europeus, Arsenal e Tottenham nunca venceram uma Champions League. Porém, o Tottenham já ergueu duas taças da Liga Europa: em 1971-1972 e em 1983-1984. Um dos principais trunfos dos Spurs é o seu comandante, José Mourinho. O português já venceu a Champions em duas ocasiões (com Porto e Inter de Milão) e a Liga Europa uma vez, com o Manchester United, em 2016-17.

Entre os italianos, há também uma necessidade, quase urgência, de retornar aos dias de glória. E ela parte principalmente do Milan. Um dos clubes mais vencedores do mundo, com times e craques lendários, além de sete troféus da Champions League na prateleira, perdeu bastante espaço no continente e na Itália. Seu último título nacional foi em 2011 e a última vez que conquistou o continente, em 2007.

Aos poucos, os rossoneri vão arrumando a casa, com contratações certeiras, além da presença do veterano craque Zlatan Ibrahimovic, que também nunca venceu um título europeu.

Em situação semelhante, a Napoli, clube que tem uma conquista de Liga Europa em sua história, em 1988-89, liderados por ninguém menos que Diego Maradona, apresenta um time suficientemente competitivo para sonhar com o bicampeonato. Entre eles, o técnico Gennaro Gattuso e os atacantes Mertens, Lozano e Insigne. Por último, a Roma completa a legião italiana que promete dar trabalho no torneio.

Menções honrosas

Sem a presença do bicho-papão de Liga Europa, o Sevilla, atual campeão e detentor de seis títulos, a disputa oferece alguma esperança de equilíbrio e até algumas surpresas. Bayer Leverkusen, Benfica, Real Sociedad, Leicester City e os escoceses do Rangers e do Celtic podem se permitir sonhar.

Considerando ainda que os times que ficarem em 3º em seus grupos na Champions League entram na disputa da fase mata-mata da Liga Europa.

Onde assistir os principais jogos desta quinta (22/10):

Young Boys x Roma (13h55) – ESPN Brasil
Rapid Wien x Arsenal (13h55) – Fox Sports
Celtic x Milan (16h) – ESPN Brasil
Tottenham x LASK (16h) – Fox Sports

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?