Liga dos Campeões: entenda como funciona o sorteio das oitavas
Veja também a retrospectiva da fase de grupos e como o Metrópoles se saiu na previsão feita antes do início da competição
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira parte da Liga dos Campeões 2019/20 chegou ao fim e estão definidos os clubes que irão configurar as oitavas de final da competição europeia. O Paris Saint-Germain ficou à frente no grupo com Real Madrid, Bayern de Munique foi o único com 100% de aproveitamento e o Valencia eliminou o Ajax. Confira como foi a fase de grupos e como será o sorteio dos confrontos do mata-mata.
Grupo A
O time de Paris fez da 1ª rodada um aperitivo do que seria o restante da campanha no grupo, vencendo o Real Madrid por 3 x 0, dentro de casa. Não à toa, terminaram a fase invictos, tendo empatado apenas com os Galáticos, em 2 x 2, na 5ª rodada.
Em segundo colocado ficou o Real com 11 pontos (5 a menos que os franceses), o Club Brugge garantiu o 3º lugar e a vaga na Europa League, somando 3 pontos, e o Galatasaray ficou na lanterna com 2 pontinhos.
Grupo B
Os alemães do Bayern de Munique carimbaram o passaporte para as oitavas com uma sequência de dar medo nos possíveis adversário que ainda virão. Venceram 6 dos 6 jogos no grupo com Tottenham, 2º colocado com 10 pontos, 8 a menos que os líderes, o Olympiacos, que vai disputar a Europa League e o Estrela Vermelha, que somou apenas três pontos.
Grupo C
A equipe de Pep Guardiola é outra que passou pela fase de grupos sem saber o que é perder. Venceu 4 e empatou duas, somando 14. Atrás dele, com 7 pontos, estava o Atalanta, único estreante da edição da competição, que surpreendeu e conseguiu a classificação para o mata-mata.
Em 3º ficou o Shakhtar Donetsk, que irá jogar a Europa League e, em último, o Dínamo Zagreb, eliminado, com 5 pontos.
Grupo D
O time de Cristiano Ronaldo e companhia também passou com o saldo de derrotas intacto: venceram 5 e empataram um. O Atlético de Madrid ficou em 2º com 10 pontos, 6 a menos que os italianos. Bayer Leverkusen agora faz parte dos clubes que estão na Liga Europa e os russos do Lokomotiv Moscou ocuparam a última colocação do grupo.
Grupo E
A liderança do grupo do atual campeão da Liga dos Campeões foi bastante disputada. Com apenas um ponto de diferença, o Liverpool ficou em 1º seguido pelo Napoli, que derrotou os Reds na primeira rodada e deu um susto no time de Klopp.
RB Salzburg ficou em 3º e jogará a Liga Europa e os gregos do Genk ficaram em último e deixaram a competição com apenas um ponto somado.
Grupo F
Este foi estrelado pelo Barcelona que, também invicto, partiu para as oitavas com facilidade. O Borussia Dortmund seguiu os espanhóis, na segunda colocação e quatro pontos atrás, com 10. Já os italiano da Inter de Milão vão brigar pelo título da Liga Europa e o azarão do grupo, o Slavia Praga, não fugiu do roteiro e ficou na lanterna, com 2 pontos.
Grupo G
Os alemães do RB Leipzig surpreenderam e ficaram com o primeiro lugar do grupo, com 11 pontos, seguidos pelos franceses do Lyon, que somaram 3 a menos. Benfica e Zenit terminaram empatados com 7, mas os portugueses conseguiram arrancar uma vaga na Europa League por terem um saldo de gol a mais.
Grupo H
O grupo mais disputado, ponto a ponto, teve o líder e vice-líder empatados com 11 pontos, Valencia e Chelsea, respectivamente. Com 10 somados e na 3ª colocação ficou o Ajax — semifinalista em 2018/19 — e o Lille na lanterna com apenas um pontinho.
Mãe Dinah?
Antes de ser dada a largada da competição, o Metrópoles produziu um guia sobre os times e algumas previsões. Ao final da primeira fase, fazendo a comparação do que foi publicado em setembro e o que aconteceu de lá pra cá, o portal acertou as fáceis classificações de PSG, Real, Bayern e Tottenham.
Entretanto, subestimou o estreante Atalanta colocando-o como cotado para a 3ª colocação. Após a surpresa no Grupo C voltou com os palpites mais certeiros, porém achou que a vida do Liverpool seria mais tranquila e o Napoli não deixou que assim fosse.
No grupo da morte (F), preferiu não escolher entre Barcelona, Borussia e Inter, mas não deixou de cravar o Slavia Praga em último e assim terminou para eles. O grupo G acabou sendo o mais inesperado tendo em vista a o que era possível prever na época.
O portal colocou o RB Leipzig e o Zenit como favoritos, sendo o Lyon o azarado, tendo como comparativo a campanha no campeonato francês até antes do início da Champions. Eles, no entanto, acabaram na vice-liderança e classificados para o mata-mata.
No da letra H, o Metrópoles viu o Valencia como o mais fraco e errou novamente. Os espanhóis desbancaram o Ajax, que foi dado com um dos favoritos. Porém, o Chelsea não surpreendeu e também cumpriu com as previsões.
Como será o sorteio?
Os 16 classificados para as oitavas de final foram divididos em dois potes, dos serão sorteados os duelos do mata-mata, na próxima segunda-feira (16/12/2019). A disposição dos potes é a seguinte:
Pote A
Paris Saint-Germain
Bayern de Munique
Manchester City
Juventus
Liverpool
Barcelona
RB Leipzig
Valencia
Pote B
Real Madrid
Tottenham
Atalanta
Atlético de Madrid
Napoli
Borussia Dortmund
Lyon
Chelsea
Para esta fase, a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) não permite duelo entre times que foram do mesmo grupo na primeira fase e nem o encontro entre equipes do mesmo país. Os primeiros colocados dos grupos, obrigatoriamente, farão o jogo de volta dos duelos em casa.
O sorteio será às 8h (horário de Brasília) e terá transmissão do canal TNT. As partidas das oitavas começarão apenas em 18 de fevereiro.