metropoles.com

Líder Palmeiras perde série invicta de 13 jogos para o Athletico-PR

O time alviverde mantém a liderança no Brasileirão, mas vê a aproximação dos rivais. O placar encerra uma invencibilidade de 13 jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Tramontin/athletico.com.br
Foto colorida do Vitor Bueno
1 de 1 Foto colorida do Vitor Bueno - Foto: José Tramontin/athletico.com.br

No braço de ferro entre Felipão e Abel Ferreira, dois dos principais treinadores da história palmeirense, o veterano levou a melhor. O Athletico-PR superou o Palmeiras por 2 x 0 neste sábado (2/7) para decepção de mais de 39 mil torcedores no Allianz Parque.

O time alviverde mantém a liderança no Brasileirão, mas vê a aproximação dos rivais. O placar adverso encerra uma invencibilidade de 13 partidas (oito vitórias e cinco empates). No Brasileirão, foi apenas a segunda derrota do líder. Encaixotada na marcação do rival, a equipe sentiu o peso da maratona de jogos e viu atuações apagadas dos principais jogadores, como Veiga e Rony. Na quarta-feira, a equipe alviverde decide vaga nas quartas de final da Libertadores diante do Cerro Porteño com uma vantagem tranquila de 3 x 0 no jogo de ida.

O time do Paraná chega à vice-liderança e se consolida como principal surpresa do torneio. O Athletico não perde há 13 jogos (dez vitórias e três empates). A marcação do rival foi perfeita, sufocando as principais formas de articulação de jogadas.

No primeiro confronto entre dois dos principais treinadores da história palmeirense – depois que foi demitido em 2019, Felipão não havia reencontrado a equipe -, Abel Ferreira encontrou dificuldade para impor seu domínio tático. O treinador rival mostrou uma estratégia eficiente de marcação sobre Veiga e Scarpa, o que sufocou o time da casa, e apostou contra-ataques.

Assim quase abriu o placar aos 16 após uma bela tabela entre Canobbio e Vitor Roque. Weverton salvou. O time visitante poupou cinco titulares pensando na partida diante do Libertad pela Libertadores – a equipe precisa de um empate para avançar.

Depois de neutralizar o Palmeiras, o time paranaense começou a avançar. Após cruzamento longo, uma das características dos times de Felipão, Vitor Roque desviou na pequena área e abriu o placar.

O Palmeiras não conseguiu sair da arapuca de Felipão. Uma das estratégias foi a inversão entre Dudu e Scarpa. Outra foi o avanço de Veiga para a área. Tudo isso funcionou pouco. Nesse cenário, poucas chances, como aos 24, quando Veiga finalizou bem, mas raspando.

O segundo tempo teve equilíbrio até nas principais chances de gol. Dudu entrou rabiscando e chutou para Breno defender. A resposta do rival foi mais contundente. Após boa jogada de Vitor Roque, Romulo chutou na mão de Piquerez. Pênalti assinalado com auxílio do árbitro de vídeo. Vitor Bueno cobrou e ampliou a vantagem. Jogando em cima dos erros no Palmeiras, os paranaenses e encurralaram o líder do torneio.

As mudanças de Abel Ferreira tentaram deixar o time mais combativo e com maior energia, traços nos quais os paranaenses levavam vantagem. A organização tática deu lugar à vontade. Com dificuldade de penetrar na defesa rival, a equipe passou a chutar de fora. E levou bastante perigo com Scarpa e Menino. Os últimos minutos foram de ataque contra defesa. O goleiro Bento se tornou um dos destaques ao segurar a pressão do líder.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 2 ATHLETICO-PR

PALMEIRAS – Weverton; Mayke (Menino), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Garcia), Zé Rafael (Veron), Veiga (Atuesta) e Scarpa; Rony (Navarro) e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.
ATHLETICO-PR – Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner Vinícius; Erick, Hugo Moura (Cittadini), Vitor Bueno (Cristian) e Canobbio (Pedrinho); Rômulo (Cirino) e Vitor Roque (Terans). Técnico: Luiz Felipe Scolari
GOLS – Vitor Roque, aos 35 minutos do primeiro tempo; Vitor Bueno (pênalti), aos 12 do segundo.
ÁRBITRO – Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC).
CARTÕES AMARELOS – Abel Ferreira e Piquerez (Palmeiras e Pedro Henrique (Athletico-PR).
CARTÃO VERMELHO – Gabriel Menino (Palmeiras).
PÚBLICO – 39.192 pagantes.
RENDA – R$ 2.320.330,60.
LOCAL – Allianz Parque, em São Paulo.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?