Libertadores: Flamengo luta contra crise e Palmeiras busca domínio
Os dois clubes brasileiros jogam em casa. O Rubro-Negro tenta reverter cenário caótico e o Palmeiras lida com desgaste de jogadores
atualizado
Compartilhar notícia
A 2ª rodada da Copa Libertadores inicia nesta terça-feira (12/4) e dois clubes brasileiros enfrentam realidades diferentes no primeiro dia de confrontos: enquanto o Palmeiras tenta manter uma campanha vitoriosa, o Flamengo busca sair da crise que perturba os bastidores e o desempenho da equipe.
Com crise sendo amplamente discutida nas redes e na imprensa, o Rubro-Negro fez dois jogos que não convenceram a torcida. Apesar da vitória na estreia da Libertadores, por 2 x 0, o desempenho da equipe em campo fez com que os jogadores fossem recebidos por torcedores revoltados no Centro de Treinamento na última sexta-feira (8/4).
O empate na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro também gerou mais dúvidas. Torcidas organizadas haviam declarado apoio ao técnico Paulo Sousa durante a semana anterior ao confronto com o Atlético-GO, mas o empate complicado em 1 x 1 fez com que o português fosse comparado a Domènec Torrent, antigo comandante do carioca, na internet.
As cobranças foram respondidas por Bruno Henrique, autor do gol no Brasileirão, ao final da partida: “Quero dizer que os jogadores estão unidos e comprometidos. Sempre sai alguma coisa na imprensa, mas sabemos da grandeza do Flamengo”.
O clima de apreensão no elenco, entretanto, não se deve somente pela pressão imposta. O time, que busca manter a invencibilidade na fase de grupos da competição, sofre com desfalques importantes na zaga. Gustavo Henrique teve uma lesão no quadríceps constatada após exame e se junta a Fabrício Bruno, Pablo e Rodrigo Caio na lista de zagueiros em tratamento.
Dessa forma, no confronto com o time argentino Talleres, o Flamengo busca reverter o cenário caótico. Os dois clubes entram em campo às 21h30, no Maracanã.
Realidade palmeirense
Embalado pela conquista do último título da Libertadores e por uma campanha com somente uma derrota no Paulistão, o torcedor palmeirense se assustou com o desempenho do time na 1ª rodada do Brasileiro. O clube alegou cansaço físico, resultado das partidas seguidas pelas finais do Estadual e da estreia como visitante na competição continental.
Uma vez que o ritmo não deve ter alteração, com oito embates confirmados nos próximos 30 dias, o Verdão tenta encontrar estratégias para manter a onda vitoriosa ainda a seu favor. Os compromissos, que envolvem a Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, pedem por uma abordagem já conhecida: rodízio do elenco.
Com o objetivo de manter a equipe competitiva a longo prazo, Abel Ferreira tende a utilizar quase todos os jogadores disponíveis do time. Mesmo assim, os jogos classificatórios e a grande rivalidade nos próximos duelos podem fazer com que o Palmeiras volte a sofrer com cansaço físico e com a dificuldade na realização dos treinamentos na Academia de Futebol.
O último treino do time paulista, entretanto, teve o destaque da volta de Piquerez, que se recuperou totalmente do trauma no ombro direito e trabalhou ao lado do elenco. A disponibilidade do jogador deixa somente Luan, que se recupera de lesão na coxa esquerda, como desfalque certo para o confronto desta terça e uma equipe que conseguirá preservar atletas pontuais.
O Palmeiras enfrenta o Independiente Petrolero às 21h30, no Allianz Parque.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes