Libertadores 2020: onde assistir, grupos, favoritos e regulamento
Trinta e duas equipes, incluindo seis brasileiros, começam hoje a disputa desejando chegar na decisão, no Maracanã, em novembro
atualizado
Compartilhar notícia
A fase de grupos da Copa Libertadores 2020 começa nesta terça-feira (03/03), com brasileiros e um bicho-papão argentino em campo. Ao todo, 32 equipes disputam a tradicional competição sul-americana com o sonho de chegar ao Maracanã, palco da grande final, no dia 21 de novembro de 2020.
Para situar o leitor em relação aos favoritos e as zebras, o Metrópoles preparou um guia com os grupos, o regulamento da competição, onde acompanhar os jogos e palpites sobre quem brigará pela taça e quem deve apenas fazer figuração. Confira:
GRUPO A
Barcelona de Guayaquil-EQU
Flamengo
Independiente del Valle-EQU
Junior Barranquilla-COL
Os favoritos do Metrópoles
O atual campeão da competição, o Flamengo, é favorito para garantir a classificação na fase mata-mata. Não a toa, frente à ele deve ficar outro vigente vencedor de caneco, o Independiente del Valle, detentor do título da Copa Sul-Americana.
GRUPO B
Bolívar-COL
Guaraní-PAR
Palmeiras
Tigre-ARG
Os favoritos do Metrópoles
O integrante brasileiro do grupo, 3º colocado do Brasileirão 2019 e campeão de 2018, o Palmeiras, é forte candidato para ir para as oitavas de final. A segunda vaga deve ficar entre Bolívar e Guaraní, ambos bem classificados em suas competições nacionais (3º e 4º, respectivamente).
GRUPO C
Athletico-PR
Colo-Colo-CHI
Jorge Wilstermann-BOL
Peñarol-URU
Os favoritos do Metrópoles
No caso do grupo C, a briga pelo par de vagas no mata-mata ficará por conta do Athletico-PR — então vencedor da Copa do Brasil —, Peñarol e Jorge Wilstermann. Porém, pesando mais para o lado dos brasileiros e uruguaios. O lugar na Copa Sul-Americana deve ficar para os bolivianos. Colo-Colo pode ser a zebra do conjunto.
GRUPO D
Binacional-PER
LDU-EQU
River Plate-ARG
São Paulo
Os favoritos do Metrópoles
A classificação mais tranquilo do Grupo D deve ficar por conta do então vice-campeão da Libertadores, o River Plate, que vem de boa sequência de jogos (seis vitórias consecutivas e um empate). A segunda pode ser considerada em aberto, podendo ficar principalmente entre São Paulo e LDU. Entretanto, o novato Binacional promete não fazer feio em seu primeiro ano na competição.
GRUPO E
América de Cali
Grêmio
Internacional
Universidad Católica
Os favoritos do Metrópoles
Um dos nomes mais tradicionais da Libertadores, o Grêmio larga novamente com o favoritismo de seu grupo. O time comandado por Renato Gaúcho chegou à semifinal da competição no ano passado, manteve a base para 2020 e ainda recebeu reforços importantes, como os experientes Thiago Neves e Diego Souza.
A segunda força do grupo está dividida entre Internacional e Universidad Católica. O Colorado aposta no sucesso do técnico recém-chegado Eduardo Coudet, enquanto o time chileno, atual campeão nacional e invicto em 2020, também busca êxito com o novo treinador, Ariel Holan.
GRUPO F
Alianza Lima-PER
Estudiantes de Mérida-VEN
Nacional-URU
Racing-ARG
Os favoritos do Metrópoles
Cabeça de chave do grupo, o Nacional-URU larga na frente, sobretudo pela camisa pesada. A segunda força da chave será o Racing, da Argentina, que retorna à competição na qual foi campeão em 1967. O Alianza Lima pode ser a zebra e beliscar uma das vagas.
GRUPO G
Defensa y Justicia-ARG
Delfín-EQU
Olimpia-PAR
Santos
Os favoritos do Metrópoles
Atual vice-campeão brasileiro, o Santos aparece como grande favorito no Grupo G. Mesmo trocando de técnico e ainda sem empolgar na temporada, o time da Vila deve ser superior aos rivais. O Olimpia, do Paraguai, é o adversário mais difícil nesta primeira fase e deve brigar pela liderança da chave. Defensa y Justicia e Delfín entram como zebra.
GRUPO H
Boca Juniors-ARG
Caracas-VEN
Independiente Medellín-COL
Libertad-PAR
Os favoritos do Metrópoles
No grupo em que o Boca Juniors está, sempre haverá um favorito: o próprio Boca. Se não pelo futebol — a equipe ainda aposta num jogo reativo —, a camisa do time argentino é sem dúvida uma das mais pesadas na América do Sul. Quem deve ficar com a segunda vaga no grupo é o Libertad. Atual líder do campeonato paraguaio, o time do técnico argentino Ramón Díaz.
Onde assistir a Libertadores 2020?
Fox Sports e SporTV (canais por assinatura) — jogos às terças e quartas à noite;
Globo (TV aberta) — jogos às quartas-feiras à noite;
Facebook da Conmebol (Internet) — jogos às quintas-feiras à noite, com exclusividade.
Jogos dos brasileiros na 1ª rodada
Terça-feira (03/03/2020)
19h15 – Santos x Defensa y Justicia (Fox Sports)
19h15 – Internacional x Uni. Católica (SporTV)
21h30 – Athletico-PR x Peñarol (Fox Sports)
21h30 – América de Cali x Grêmio (SporTV)
Quarta-feira (04/03/2020)
19h15 – Tigre x Palmeiras (Fox Sports)
21h30 – Junior Barranquilla x Flamengo (Globo e SporTV)
Quinta-feira (05/03/220)
21h – Binacional x São Paulo (Facebook)
Regulamento
Fase de grupos
– 96 jogos são disputados nesta fase.
– Cada equipe jogará uma partida na condição de local e uma
partida na condição de visitante, contra cada uma das outras equipes do mesmo grupo.
– As equipes posicionadas em primeiro e segundo lugares de cada grupo se classificarão para a fase das oitavas de final.
Oitavas até semifinais
– As partidas serão disputadas em sistema de ida e volta
– Gol fora de casa será critério de desempate.
Final
– Campeão do torneio será definido em partida única.