metropoles.com

Laudos do Bahia atestam que Ramírez não foi racista com Bruno Henrique

Time solicitou sua própria perícia a especialistas em linguagem labial, que não detectaram ofensa racial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JORGE RODRIGUES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Gerson Flamengo Mano Menezes racismo
1 de 1 Gerson Flamengo Mano Menezes racismo - Foto: JORGE RODRIGUES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em uma mais uma reviravolta do caso da denúncia de racismo contra o jogador Gerson, do Flamengo, o Bahia solicitou perícia própria para analisar as imagens da partida. E nela, os especialistas em linguagem labial não viram a ofensa racial por parte de Indio Ramírez, meia colombiano do clube.

Os laudos de cinco empresas contratadas pelo time baiano não detectaram a ofensa “negro” a Bruno Henrique, como acusa o Flamengo. Um dos especialistas ouvidos pelo clube explica o que pode ter ocorrido. Inicialmente nós conseguimos ver que ele (Bruno Henrique) fala para Ramírez: “arrombado” e depois “gringo de m…”. A palavra “arrombado” também é utilizada em cima do outro jogador (Daniel) do mesmo time do Ramírez. Posteriormente, na sequência, quando vem aquela conduta de ambos os jogadores, Ramírez pergunta: “qué pasó?”. Que é o mesmo que perguntar qual é o problema, o que você está querendo. “Qué pasó” é chamar para a briga”, revela.

“Com a mão, ele faz o gesto, que significa que você é um fanfarrão, um falador, você fala o que não sabe, o que não conhece. Para irritar o jogador. E posteriormente, ele fala “tá quanto?”, “tá quanto?”, separado. A palavra correta seria “está quanto””, diz o especialista.

O jogador segue afastado pelo clube baiano até que a situação seja resolvida. O caso é investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?